ONG: Venezuela vive ‘pior’ momento nos direitos humanos em 30 anos

Clipping

Venezuela vive seu “pior” período de violações aos direitos humanos nos últimos 30 anos, afirmou o sociólogo Rafael Uzcátegui, diretor da ONG Programa Venezuelano de Educação e Ação em Direitos Humanos (Provea), premiada nesta sexta-feira (10) em Caracas.

“Hoje vivemos a pior situação de direitos humanos nos 33 anos de existência da Provea, não só pela ausência de democracia, mas também pela crise econômica (…), que tem levado a níveis de pobreza nunca vistos nos últimos 40 anos”, disse Uzcátegui ao receber um prêmio franco-alemão pelo Dia Internacional dos Direitos Humanos na embaixada da França na capital venezuelana.

O diretor do Provea falou sobre os riscos enfrentados pelos defensores dos direitos humanos, especialmente ativistas locais com menos cobertura midiática que ele.

“As autoridades não querem que se saibam muitas coisas, que não sejam visíveis, e celebramos o Dia Internacional dos Direitos Humanos com um colega na prisão”, declarou Uzcátegui, referindo-se a Javier Tarazona, diretor da ONG Fundaredes.

Especialista na área de fronteira com a Colômbia e crítico do governo, Tarazona foi preso em julho e acusado de “terrorismo”.

“Este ano tivemos uma triste conquista, que é a investigação lançada pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) sobre a Venezuela” devido à repressão aos protestos antigovernamentais de 2017 e aos opositores que estão detidos, acrescentou.

“Há autoridades que sabem que os defensores (dos direitos humanos) e aqueles de nós que acompanhamos as vítimas tivemos uma grande responsabilidade em garantir que isso fosse alcançado e com certeza em algum momento vão querer cobrar essa conta.”

Uzcátegui destacou que o Provea foi acusado de “tráfico de drogas e lavagem de dinheiro”, alegações que ele descreveu como “delirantes”.

No entanto, o ativista comemorou que a ação das ONGs tenha ajudado na libertação de detidos e uma atuação “menos repressiva” das forças policiais e militares diante das manifestações nos últimos tempos.

“Como outros países da região superaram situações muito difíceis, os venezuelanos também o farão”, afirmou.

O governo da Venezuela nega violações sistemáticas dos direitos humanos, garantindo em particular que, no caso do TPI, mais de 150 policiais e militares foram indiciados por abusos desde 2017, prova de uma vontade real, segundo Caracas, de julgar os responsáveis pelas mais de cem mortes durante os protestos.

Fonte: Folha-PE

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.