Paulo Câmara lança Boletim Integrado de Defesa Social
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
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Ferramenta vai integrar e informatizar forças policiais, agilizando o compartilhamento de informações em tempo real
Durante reunião de monitoramento do Pacto Pela Vida, na manhã desta quarta-feira (08.09), o governador Paulo Câmara lançou o Boletim Integrado de Defesa Social (Bids), que vai informatizar e integrar o trabalho cotidiano das forças de segurança, realizando especialmente a interface entre as polícias Civil e Militar, desde o chamado via 190 até os procedimentos de polícia judiciária. O novo sistema permitirá o acompanhamento de forma mais dinâmica e em tempo real das manchas criminais, otimizando o planejamento operacional. Ao eliminar o preenchimento manual de formulários de papel, e o retrabalho na transmissão de uma ocorrência entre as polícias, a plataforma possibilita o aumento da produtividade.
“Ter uma política de segurança pública cada vez mais antenada e atenta às tecnologias possíveis é fundamental e necessário para dar mais agilidade aos boletins de ocorrência, disponibilizando outras informações que são utilizadas no processo. Agora será tudo eletrônico. Vamos ganhar tempo, tanto na questão da ocorrência em si, mas também ajudar nas investigações, na autoria e no desenrolar dos fatos, para que a elucidação de qualquer caso seja feita dentro de prazos razoáveis no âmbito da segurança pública de Pernambuco”, destacou Paulo Câmara.
O novo sistema foi desenvolvido ao longo de dois anos sob a coordenação da Gerência de Tecnologia da Informação (GTI) da Secretaria de Defesa Social (SDS) e já está sendo utilizado como projeto piloto em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife. “O sucesso do projeto piloto é que permitiu esse lançamento em escala geral para todo o Estado. As fases de implementação seguem nos próximos meses, até que tenhamos todas as equipes da polícia militar lavrando o Boletim de Ocorrência de forma integrada e digital, para que a gente acabe com o papel e otimize o trabalho da polícia” ressaltou o secretário de Defesa Social, Humberto Freire.
O Bids traz ainda alguns recursos tecnológicos que facilitam o dia a dia do policial, como georreferenciamento para preenchimento de informações básicas de endereço; a inserção de imagens de objetos apreendidos, como armas e entorpecentes; e a possibilidade de ditar informações, transformadas automaticamente em texto. Finalizado o preenchimento, é gerado um relatório virtual, que poderá ser compartilhado via aplicativos de troca de mensagens. “Agora, o policial terá mais um instrumento de trabalho, o celular, que é tão importante quanto qualquer outro armamento para fazer o trabalho ostensivo. Isso vai ser feito em aparelhos funcionais, com acesso à internet, já disponibilizados em suas respectivas unidades operacionais”, complementa o gerente de Tecnologia da Informação da SDS, coronel Policarpo de Freitas.
IMPLANTAÇÃO – Na fase de teste, o Bids foi implantado na Área Integrada de Segurança (AIS) – 6, que funciona na Estrada da Batalha, Prazeres, e recobre o município de Jaboatão dos Guararapes. Nessa AIS, as sedes do 6º Batalhão da Polícia Militar e da 6ª Desec – Delegacia Seccional da Polícia Civil estão juntas, facilitando o desenvolvimento da ferramenta. No projeto-piloto, foi constatado que o novo boletim possibilitou um ganho de 40 a 50 minutos no retorno das viaturas da PMPE para as ruas. Atualmente, multiplicadores de dez unidades da capital estão sendo treinados para começarem a operar dentro do Bids. A previsão é que, até o final do ano, 90% de todas as 51 unidades operacionais já tenham sido treinadas. Já estão sendo instruídos o 11º, 12º, 13º, 16º e 19º batalhões de área, além de cinco unidades do Diresp (BPChoque, BPRp, RPMon, CIPMoto e CIATur).
Durante a reunião de monitoramento, também foram analisados os números do último mês. O detalhamento e os recortes dos dados criminais serão divulgados no próximo dia 15. A reunião do Pacto pela Vida contou ainda com a presença dos secretários Alexandre Rebêlo (Planejamento e Gestão), Cloves Benevides (Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas); Pedro Eurico (Justiça e Direitos Humanos), Ana Elisa Sobreira (Mulher), o chefe da Casa Militar do Estado, coronel PM Carlos José; o secretário-executivo de Defesa Social, Rinaldo de Souza; além dos comandantes gerais da Polícia Militar de Pernambuco, coronel José Roberto de Santana, e do Corpo de Bombeiros, Rogério Coutinho; e o chefe da Polícia Civil, Nehemias Falcão.