Paulo Câmara prestigia aniversário de 50 anos da Compesa

Clipping

Ao destacar as realizações da companhia ao longo da história, governador renovou seu apoio às obras estruturadoras, que visam melhorar os serviços oferecidos à população

O governador Paulo Câmara prestigiou, nesta segunda-feira (02.08), a celebração dos 50 anos da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), realizada na sede da instituição, no Recife. Acompanhado da vice-governadora Luciana Santos, ele ressaltou a importância da companhia para Pernambuco, e destacou os avanços registrados ao longo desse período.

“A Compesa mostra, em todos esses anos, que está determinada a cumprir o seu papel. Não vai faltar o nosso apoio para a realização das obras estruturadoras e, acima de tudo, para melhorar cada vez mais os serviços oferecidos ao povo pernambucano”, disse Paulo Câmara. A previsão total de investimentos da companhia para 2021 é de R$ 1,2 bilhão, visando a expansão dos serviços.

A presidente da Compesa, Manuela Marinho, afirmou que, durante esses 50 anos, muitos sistemas foram desenvolvidos e colocados à disposição da população, como Pirapama, Tapacurá, Jucazinho, entre outros. “Hoje temos mais de 22 mil quilômetros de tubulação de água distribuídos ao longo do Estado, dando 92% de cobertura. Além disso, são mais de seis mil quilômetros de tubulação de esgotamento sanitário, ou seja, 27% de cobertura. Mesmo com todos os desafios, não cessaremos enquanto não chegarmos à universalização”, pontuou Manuela.

Um dos investimentos mais representativos desse novo ciclo da Compesa é a autoprodução de energia, a partir da contratação de uma nova PPP para instalação de uma usina solar com capacidade de 135 MW. Previsto para os próximos três anos, o projeto visa o desenvolvimento de soluções tecnológicas para otimizar e reduzir custos com energia.

Na mesma direção, a companhia investe em tecnologia para o monitoramento da qualidade da água – dispondo de um laboratório modelo de análises – e no controle e monitoramento das operações de abastecimento, com um novo Laboratório de Eletrônica e Automação. Recentemente, também foi firmado um convênio com a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no valor de R$ 4 milhões, para estudos de inovação tecnológica no abastecimento de água em áreas de morros da Zona Norte do Recife.

“Estamos passando por um período de intensificação e o objetivo é que a companhia não só vibre e comemore aonde chegou no dia de hoje, mas também que, ao longo de todo esse planejamento e busca por modernização e tecnologia, possa dizer que atingiu a universalização e que a sustentabilidade ambiental possa ser garantida através da coleta e do tratamento adequado”, observou a secretária estadual de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Fernandha Batista.

Participaram também da solenidade o secretário de Planejamento e Gestão, Alexandre Rebelo; o presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Patriota; o presidente do Conselho de Administração da Compesa, João Bosco; o presidente da Cepe, Ricardo Leitão; e o presidente do Movimento Pró-Criança, Paulo Barbosa.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.