Pela calma de Bolsonaro, diz Humberto, ele não descarta gravação de Miranda

Clipping

O argumento apresentado pelo líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho, ontem, um dia após senadores protocolarem notícia-crime no STF contra o presidente Jair Bolsonaro, não convenceu os senadores da ala independente e de Oposição da CPI da Pandemia. A despeito da nova versão do governo, o grupo está atento a um detalhe: a reação pacífica do presidente Bolsonaro às denúncias feitas, na última sexta, pelo deputado Luis Miranda e por seu irmão, o servidor do Ministério da Saúde, Luis Ricardo Miranda, na última sexta-feira. Senadores têm estranhado que o chefe do Planalto não tenha partido para cima do deputado federal. De Pernambuco, o senador Humberto Costa adverte: “Ele está com medo que o deputado tenha gravado ele, e não está querendo pagar para ver”. À coluna, o petista prossegue: “Ele não ‘bateu’ em Luis Miranda, está calmo. Se estivesse seguro, ele já teria esculhambado”. A referida leitura coincide com a interpretação feita, também ontem, pelo presidente da CPI, Omar Aziz. “Eu creio que o deputado Luis Miranda tem essa gravação. Agora, ele disse: ‘Não fui eu que gravei, mas eu não estava só na sala'”, sublinhou Omar em entrevista à GloboNews, observando que o presidente não desmentiu o parlamentar.

Em seu depoimento, Miranda afirmou que Bolsonaro teria citado o nome do líder do governo na Câmara, Ricardo Barros, ao ouvir a denúncia sobre supostas irregularidades na compra da vacina Covaxin. O deputado diz não ter gravado a conversa, mas, em entrevista à Denise Rothenburg, no programa CB.Poder, sugeriu o seguinte: “Sabe quando essa resposta, se gravamos ou não, vai aparecer? Se um dia o presidente mentisse. Até agora ele não mentiu”. Na análise de Humberto Costa, o presidente da República pode achar que Luis Miranda “está blefando” sobre não ter gravado. Ontem, Fernando Bezerra afirmou que Bolsonaro solicitou, no dia 22 de março, ao ex-ministro Eduardo Pazuello, “uma apuração preliminar acerca dos fatos relatados”. Acrescentou que “avaliação cautelosa e criteriosa” foi feita pelo, então, Secretário-Executivo de Pazuello, Elcio Franco”, e que não foram encontrados indícios de fraude. Como Pazuello foi exonerado no dia 23 de março e  Franco, no dia 26 de março, os senadores leram a explicação do governo como um “esforço para apagar os rastros”. Ontem, o governo anunciou a suspensão do contrato de compra da Covaxin. “Mais um motivo para CPI avançar”, reforça Humberto Costa.


Passando recibo
A suspensão do contrato de compara da Covaxin foi lida por parlamentares como um “reconhecimento de culpa” do governo. Pela data em que o presidente Bolsonaro teria solicitado apuração, ao ex-ministro Eduardo Pazuello, segundo relatou Fernando Bezerra Coelho, os senadores concluem que não dava tempo de o ministro “limpar as gavetas” e apurar ao mesmo tempo.

Alô > Túlio Gadêlha telefonou para o prefeito Anderson Ferreira, há duas semanas, dizendo que destinaria emenda de R$ 1,2 milhão para Jaboatão. Foi aí que Anderson convidou o pedetista para conhecer o Complexo Administrativo, o que ocorreu ontem.

Portas> Anderson preside o PL-PE e Túlio está de malas prontas para deixar o PDT.  As costuras para 2022 foram à pauta, apesar de eles  militarem em campos opostos. O grupo dos Ferreira também está à frente do PSC-PE, presidido por André Ferre.

Fonte: Folha-PE

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.