Pernambuco distribui novo lote de CoronaVac entre municípios, mas ainda há déficit de 46 mil doses

Clipping

As secretarias de Saúde de 129 cidades pernambucanas reportaram uma necessidade de 104.983 doses para completar o esquema vacinal contra a Covid-19 das suas populações com a segunda dose da vacina CoronaVac/Butantan. 

A informação foi consolidada em reunião da Comissão Intergestora Bipartite (CIB) e posterior conferência do Programa Estadual de Imunização (PNI-PE), com apoio do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-PE), nesta quarta-feira (19). 

Na semana passada, Pernambuco recebeu duas remessas do imunizante que vem sendo produzido pelo Butantan. Os lotes seriam suficientes para cobrir as doses que faltavam aos públicos inseridos nas pautas oficiais de distribuição do Ministério da Saúde. 

Isso significa que o quantitativo de segundas doses enviadas se igualaria ao de primeiras doses aplicadas, zerando o déficit existente no Estado e ainda restando um estoque de emergência para possíveis eventualidades. 

Na prática, mais de 120 municípios reportaram precisar de doses a mais. Cada município ficou responsável por operacionalizar a vacinação em seu território, a partir das recomendações para aplicação que têm sido discutidas em reuniões com gestores locais e reforçadas em notas técnicas. 

O Programa Estadual de Imunização (PNI-PE) disponibilizará, nesta quinta (20), 58.660 doses do estoque estadual para que os municípios deem continuidade ao processo de vacinação. 

A divisão para distribuição foi realizada pelo critério populacional e as doses irão para as Gerências Regionais de Saúde (Geres), onde ficarão à disposição das secretarias municipais. 

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) também pediu aos municípios que possuem sobra da CoronaVac/Butantan, e que já concluíram as segundas doses que estavam pendentes, que disponibilizem estas doses para serem remanejadas às cidades com déficit. Nesses casos, o quantitativo será compensado com doses da Astrazeneca/Oxford. 

Após a entrega programada para esta quinta, 103 cidades vão zerar o déficit para a segunda aplicação da CoronaVac. Outros 82 municípios ainda aguardarão por 46.323 doses, que será solicitado pela CIB ao Ministério da Saúde. 

“É imprescindível que, de posse do imunizante, os gestores municipais assegurem a segunda aplicação, garantindo a finalização do esquema vacinal e a proteção contra a Covid-19. O esquema vacinal contra a Covid-19 é finalizado com duas doses e a segunda aplicação deve ser feita assim que houver disponibilidade do insumo, sem perda da eficácia, segundo estudos e o próprio Ministério da Saúde. Os municípios devem ficar atentos para informar aos seus munícipes sobre a realidade local e, em posse do insumo fazer o resgate dos que já fizeram a primeira dose”, destacou a superintendente de Imunizações da SES-PE, Ana Catarina de Melo. 

Fonte: Folha-PE

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.