Em Pernambuco, alunos da rede estadual retornam às escolas

Clipping

Primeiro grupo da retomada, que inclui 303 mil estudantes do ensino médio, vai mesclar as modalidades remota e presencial por conta da pandemia da Covid-19

Estudantes do ensino médio da rede estadual de Pernambuco retomaram, nesta quinta-feira (04.02), as aulas presenciais. Ainda de forma híbrida, 303 mil alunos compõem esse primeiro grupo, mesclando as modalidades remota e presencial, por conta da pandemia da Covid-19. Todas as escolas estão prontas para receber estudantes, professores e demais profissionais, seguindo um rigoroso protocolo de segurança estabelecido pela Secretaria Estadual de Saúde para evitar contaminação do novo coronavírus.

“Toda a rede estadual está preparada para esse retorno. Temos um protocolo de biossegurança que foi aprovado pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19, com especialistas tanto da área da saúde como da educação. Toda comunidade escolar tem que seguir esse protocolo para manter o distanciamento social e a prevenção da saúde”, destacou o secretário de Educação e Esportes de Pernambuco, Marcelo Barros.

Na Escola Técnica Estadual Miguel Batista, localizada no bairro da Macaxeira, Zona Norte do Recife, a comunidade escolar dava boas-vindas com muita cautela. Em todos os espaços da escola havia totens com álcool gel, além de sinalização pelo chão e paredes reforçando a obrigatoriedade do distanciamento social e uso de máscara. “Espero que todos os alunos colaborem e sigam os protocolos rigorosamente. Se a gente se empenhar e se esforçar, dá certo. Estou bastante ansiosa de que esse ano seja melhor que o anterior”, disse Julia Luciana, estudante do segundo ano da ETE Miguel Batista.

Para o retorno dos alunos do ensino médio, as instituições devem observar todas as normas estabelecidas no protocolo setorial da educação, respeitando as orientações sobre distanciamento social, medidas de proteção e prevenção, monitoramento e orientações. Além disso, a determinação é de que estudantes, professores e demais profissionais com fatores de risco (idade, doenças crônicas ou gestação) não devem retornar, caso não tenham se infectado anteriormente.

A retomada prevê ainda que o plano da escola seja informado aos pais ou responsáveis, professores e demais colaboradores, para que todos compreendam o processo de retorno. O protocolo também estabelece o monitoramento de casos suspeitos entre estudantes, professores e outros profissionais, com orientações sobre testagem, inclusive dos contactantes na escola e na família. Também está previsto o retorno gradual, de acordo com os anos e modalidade de ensino.

O retorno presencial é opcional para os estudantes. No caso de alunos com menos de 18 anos de idade, a decisão cabe aos pais ou responsáveis. As escolas devem manter atividades não-presenciais. Os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental – anos iniciais e finais – da rede estadual também estão retornando às aulas. Porém, no modelo remoto, por meio da plataforma Educa PE, que transmite as aulas pela internet e TV aberta. A retomada das aulas no modelo presencial para esse grupo depende das avaliações periódicas do Comitê Estadual de Enfrentamento à Covid-19, que analisa diariamente os dados da pandemia no Estado.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.