Pernambuco tem menor índice de homicídios e roubos dos últimos 8 anos no semestre

Clipping

Com mais um mês de redução, junho de 2021 consolidou o primeiro semestre deste ano como o de menor índice de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) desde 2013. Nos seis meses iniciais de 2021, houve 1.680 vítimas desse tipo de crime. Chegou a 14,4% o recuo em relação a 2020, quando foram registrados 1.963 crimes contra a vida, o que significa que 283 vidas foram preservadas. Especificamente no sexto mês deste ano, foram registrados 254 roubos contra 296 em junho do ano passado, o que representa uma retração de 14,2%, ou seja, 2.731 roubos foram evitados.

Todas as regiões do Estado registraram queda nos crimes contra a vida, considerando o primeiro semestre dos anos de 2020 e 2021. A Zona da Mata teve 334 ocorrências neste ano, menos do que as 438 do ano passado, uma redução de 23,74%. A dimimuição no Agreste foi de 22,29%, com 366 crimes em relação aos 471 de 2020. A Região Metropolitana do Recife contabilizou 12,7% homicídios a menos com 481 CVLIs, enquanto em 2020 foram 551. No Sertão, a retração foi de 6,73% com 208 ocorrências contra as 223 de 2020.

VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER CAI – Osboletins de ocorrência de violência doméstica e familiar contra a mulher caíram 6,44% em junho deste ano, com 2.890 queixas. No mesmo período do ano passado foram resgistrados 3.089 boletins de ocorrência para esse tipo de crime. No acumulado dos seis primeiros meses deste ano, houve oscilação para cima de 0,97%, saindo de 19.764 para 19.955, uma diferença de 191 casos. Os crimes de estupro registraram queda tanto no mês de junho como no acumulado do ano. Foi observada uma redução de 15,03%, com 164 crimes neste sexto mês e 193 no mesmo período de 2020. No semestre foram 1.157 ocorrências, uma redução de 4,62% em relação ao semestre do ano passado, que contabilizou 1.213 queixas. Ao todo, os CVLIs que vitimaram pessoas do sexo feminino em Pernambuco, com motivações diversas, aumentaram 14,3% nesses seis meses: de 112 (2020) para 128 (2021). Neste período, o número de feminicídios passou de 34 (2020) para 52 (2021) mulheres vítimas deste tipo de crime.

CRIMES PATRIMONIAIS REDUZEM EM TODAS AS REGIÕES – No semestre, Pernambuco registrou o menor índice de roubos dos últimos 8 anos. Foram 25.795 crimes patrimoniais, uma queda de 9,57% em relação aos seis meses do ano anterior, que teve 28.526 registros. Destaca-se que todas as regiões tiveram queda nos crimes de roubo. A região com maior retração foi a Zona da Mata com 24,18%, seguida pelo Agreste com 15,36%, Região Metropolitana com 8,47%, Sertão com 7,94% e o Recife com 3,07%.

ROUBOS DE VEÍCULOS E DE CARGA DIMINUEM – O primeiro semestre de 2021 computou 4.594 veículos roubados no Estado, uma redução de 14,43% em relação aos 5.369 casos notificados de janeiro a junho de 2020. As ocorrências de carga roubada nos seis primeiros meses deste ano representaram uma queda de 43,9% em relação às do intervalo equivalente em 2020. Neste ano, foram 183 ocorrências e, no ano passado, foram 326.

INVESTIDAS CONTRA ÔNIBUS EM QUEDA NO SEMESTRE – Os seis meses iniciais de 2021 terminaram com uma diminuição de 28,01% de queixas de roubo a ônibus, com 293 ocorrências, no contraste com o janeiro a junho de 2020, que somou 407 registros.

NÚMERO DE CRIMES CONTRA INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS SE IGUALA AO MELHOR DA SÉRIE HISTÓRICA – O número de roubos e furtos consumados a agências bancárias, caixas eletrônicos e carros-fortes no Estado no primeiro semestre deste ano se igualou ao melhor da série histórica, registrado no mesmo período do ano passado, com 9 ocorrências.

PRODUTIVIDADE POLICIAL – As forças policiais de Pernambuco prenderam 36.488 pessoas entre janeiro e junho deste ano, das quais 34.113 foram em flagrante delito. Além disso, 3.405 adolescentes foram apreendidos por cometerem atos infracionais. No mesmo período, as polícias apreenderam 3.139 armas e atuaram em 4.734 ocorrências de tráfico de entorpecentes.

Lista dos 100 municípios sem CVLI em junho de 2021 (incluindo o distrito de Fernando de Noronha)

Abreu e Lima, Afogados da Ingazeira, Agrestina, Águas Belas, Alagoinha, Angelim, Araçoiaba, Arcoverde, Barra de Guabiraba, Barreiros, Belém de São Francisco, Bezerros, Brejão, Brejinho, Buenos Aires, Buíque, Cabrobó, Cachoeirinha, Caetés, Calçado, Calumbi, Camocim de São Félix, Camutanga, Canhotinho, Capoeiras, Carnaíba, Carpina, Casinhas, Cedro, Cumaru, Custódia, Exu, Feira Nova, Fernando de Noronha, Ferreiros, Flores, Frei Miguelinho, Gameleira, Glória do Goitá, Granito, Ibimirim, Ibirajuba, Iguaraci, Inajá, Ingazeira, Itacuruba, Itaíba, Jatobá, Joaquim Nabuco, Jucati, Jupi, Jurema, Lagoa do Carro, Lagoa do Itaenga, Lagoa do Ouro, Macaparana, Machados, Manari, Mirandiba, Moreilândia, Moreno, Orobó, Ouricuri, Palmeirina, Paranatama, Parnamirim, Passira, Pedra, Petrolândia, Quipapá, Riacho das almas, Sairé, Salgadinho, Salgueiro, Saloá, Santa Cruz, Santa Cruz da Baixa Verde, Santa Cruz do Capibaribe, Santa Filomena, Santa Maria da Boa Vista, Santa Maria do Cambucá, São João, São José do Egito, São Vicente Férrer, Serrita, Sertânia, Solidão, Surubim, Tacaratu, Tamandaré, Terezinha, Terra Nova, Timbaúba, Toritama, Trindade, Triunfo, Tupanatinga, Tuparetama, Verdejante, Vertente do Lério.

Lista dos 17 municípios sem CVLI em 2021

Brejinho, Buenos Aires, Calumbi, Feira Nova, Fernando de Noronha, Frei Miguelinho, Ingazeira, Itacuruba, Mirandiba, Moreilândia, Palmeirina, Santa Cruz, Santa Cruz da Baixa Verde, Santa Filomena, Solidão, Tacaratu, Triunfo.

Fonte: Waldiney Passos

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.