Projeto de lei propõe programa para reunir dados sobre feminicídios em Pernambuco

Clipping

Antes de criar e pôr em prática políticas que tragam soluções para a população, as autoridades públicas precisam ter em mãos dados confiáveis e de leitura acessível, com informações que lhes sirvam de guia para implementar ações, de fato, efetivas para a sociedade.

Com esse propósito, tramita, na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), um projeto de lei voltado ao combate de um problema histórico da falta de segurança das mulheres: a prática do feminicídio.

Previsto na legislação brasileira desde 2015, quando a lei que o cria foi aprovada pelo Congresso e sancionada pela então presidente Dilma Rousseff, o feminicídio é tipificado quando a vítima é assassinada só pelo fato de ser mulher, envolvendo situações de violência doméstica e familiar, além de menosprezo e discriminação pela condição de gênero.

Para ajudar os agentes públicos a combater esse tipo de crime no Estado, o projeto de lei (PL) 2028/21 institui a criação de um Programa de Registro de Feminicídio.

A proposta, de autoria da deputada estadual Alessandra Vieira (PSDB), tem o objetivo de coletar e analisar dados sobre as ocorrências de assassinatos de mulheres em Pernambuco. Além disso, a iniciativa pretende fazer a integração dessas informações entre os órgãos de polícia e Justiça, entidades de acolhimento às vítimas de violência e familiares, incluindo ONGs, e instituições de pesquisa, como as universidades.

Com isso, o programa deverá acompanhar a evolução dos casos, produzindo um relatório que contribua para a implantação de políticas públicas na área.

Autora do projeto, a deputada Alessandra Vieira defende que a quantificação dos crimes seja transparente e integrada aos serviços do setor público e à sociedade civil.

“Todos precisam saber os direitos das mulheres, onde esse tipo de crime mais ocorre e quais são as iniciativas que o Estado dispõe para amparar as pernambucanas”, diz a parlamentar, acrescentando que também o intuito de mensurar a eficácia de mecanismos já existentes, como a Lei Maria da Penha e a própria Lei do Feminicídio.

Em tramitação na Alepe, a proposta foi aprovada pelas comissões da Mulher, onde foi relatado pela deputada Dulce Amorim (PT), e de Ciência e Tecnologia, onde a relatora foi a deputada Priscila Krause (DEM).

“O projeto é importante porque o programa tem como objetivo sistematizar os dados em uma única plataforma, o que facilita o diagnóstico e a elaboração de políticas públicas para a prevenção à violência contra a mulher”, avalia a parlamentar democrata.

Agora, o PL está sob análise da Comissão de Segurança Pública, que fará o parecer para submetê-lo à votação no plenário.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.