Se houver autorização sanitária, o Recife terá ‘maior Carnaval da história’ em 2022, diz João Campos

Clipping

O prefeito do Recife, João Campos, deseja que o Carnaval 2022 seja “o maior da história” do Recife. A declaração do gestor foi dada em entrevista à CNN Brasil, no sábado (10).

Questionado sobre a realização de grandes eventos no Recife no próximo ano, João Campos disse que pretende fazer a tradicional festa, suspensa em 2021 por causa do cenário da pandemia de Covid-19, mas tudo depende do aval das autoridades sanitárias.

“O nosso desejo é fazer um grande Carnaval, o maior da história da cidade, mas, naturalmente, quem vai ditar se pode ou não ter Carnaval são as autoridades sanitárias”, disse o prefeito na entrevista.

Thank you for watching

O Recife aplicou mais de 1 milhão de doses de vacinas contra o coronavírus em sua população adulta. A cidade tem 25% dos recifenses adultos com o esquema vacinal completo, seja com a segunda dose ou a dose única.

A expectativa é que, com o calendário de entregas de doses do Ministério da Saúde mantido, a aplicação da primeira dose seja concluída em setembro, segundo João Campos, o que traz um cenário de todos vacinados até o fim do ano. A tempo, portanto, do Carnaval, marcado para 1º de março de 2022.

“A gente já vai ter vacinado todo mundo com certeza até o Carnaval do próximo ano, mas a autorização para a realização ou não não vai ser por um desejo do prefeito ou da cidade, vai ser por uma autorização das autoridades sanitárias”, acrescentou João.

Em relação aos protocolos sanitários que serão adotados em grandes eventos, o prefeito do Recife afirmou que a cidade estuda o que vem sendo feito em países que já têm mais de 60% de suas populações imunizadas.

“A gente está estudando quais são os protocolos que adotam, qual o comportamento que têm tido nos números de casos depois das aberturas. Tudo isso estamos estudando para a partir desse segundo semestre, podermos modelar o que será feito no próximo ano”, completou o prefeito.

Na semana passada, o prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, deu declaração semelhante. Ele afirmou que, com 100% dos cariocas vacinados, será possível organizar a festa. As escolas de samba também já sinalizam a realização da folia em 2022.

“Vamos deixar tudo pronto como se pudesse ter o Carnaval. As autoridades sanitárias autorizando, nós faremos o maior Carnaval da história. Se as autoridades entenderem que não é possível fazer, a gente antes de qualquer coisa vai defender a vida, as pessoas e a saúde. Não vai depender de um desejo nosso”, finalizou João Campos.

Vacinação no Recife

Os dados mais recentes da Secretaria de Saúde do Recife (Sesau), de sábado (10), indicam que a capital pernambucana aplicou 1.022.039 de doses de vacinas contra a Covid-19, sendo 767.111 o total de pessoas vacinadas com a primeira dose e 314.142 o número de imunizados com o esquema vacinal completo – segunda dose ou a dose única da vacina da Janssen.

(folhape)

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.