Sobe para 51 o nº de mortos em chuvas torrenciais na China
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
As chuvas torrenciais que causaram inundações na província de Henan, na região central da China, já provocaram ao menos 51 mortes, segundo balanço oficial atualizado nesta sexta-feira (23).
Mais de 395 mil pessoas tiveram de abandonar suas casas e oito pessoas continuam desaparecidas, afirmam autoridades de Zhengzhou, a capital da província. Os danos já superam 65,5 bilhões de renminbis (mais de US$ 10 bilhões ou R$ 52 bilhões na cotação atual).
Zhengzhou é a cidade mais afetada pelas chuvas torrenciais. Ela fica a 700 km a sudoeste de Pequim e tem cerca de 12 milhões de habitantes (população similar à de São Paulo).
Choveu em apenas três dias o equivalente a um ano na cidade, o que meteorologistas chineses dizem ser um nível visto apenas “uma vez em mil anos”.
Doze das 51 vítimas morreram no metrô da capital da província. Passageiros ficaram imersos dentro dos vagões, com a água na altura do peito, e estações que viraram rios.
Trabalhos de resgate
As enchentes começaram a diminuir após dias de chuva em Zhengzhou, e equipes de resgate agora usam caminhões, retroescavadeiras, barcos infláveis e jangadas improvisadas para resgatar moradores e entregar comida e suprimentos em prédios residenciais.
Em algumas áreas da cidade, os funcionários da prefeitura já começaram a limpeza, varrendo galhos de árvores e objetos levados pela correnteza, como bicicletas e motos abandonadas.
Embora as chuvas tenham diminuído para uma garoa leve na capital da província, outras partes de Henan ainda deveriam receber chuvas fortes nesta sexta.
Em Xinxiang, uma cidade ao norte de Zhengzhou, 29 dos 30 reservatórios estavam transbordando, uma situação que o departamento de conservação de água local descreveu como “sombria”.
Fonte: G1