Tripulante filipino de navio isolado no Porto do Recife morre de Covid-19

Clipping

Um dos tripulantes filipinos de um navio cargueiro que está em isolamento no Porto do Recife faleceu devido à Covid-19 na noite do domingo (18) (veja vídeo acima). Outros oito tripulantes também foram diagnosticados com a doença. Dois deles contraíram a variante delta da infecção e foram internados.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), o homem de origem filipina tinha 50 anos e estava internado em um hospital particular na capital pernambucana desde o dia 1° de julho.

Na quarta-feira (14), o governo do estado havia confirmado os primeiros dois casos da variante delta do vírus em solo pernambucano. O homem que morreu, no entanto, não havia testado positivo para a variante, segundo a secretaria.

“Ele não tinha tido as condições necessárias para fazer o sequenciamento genético, que é o que determina qual é a variante. Tudo indica, pelos contatos que ele tinha e por fazer parte da tripulação que se tratava de um caso da variante delta. Ele está sendo tratado dessa forma com todos os cuidados necessários, inclusive em relação ao corpo”, afirmou o secretário estadual de Saúde André Longo.

Uma pessoa da equipe de saúde que prestou assistência aos pacientes da embarcação foi infectada com a Covid-19. “Ainda não há confirmação para a variante delta. Estamos fazendo o sequenciamento genético e essa pessoa está sendo cuidada, junto de seus familiares, para que não haja uma expansão a partir desses casos dos filipinos para o restante da população”, declarou o secretário.

O navio cargueiro Shoveler, de bandeira do Chipre, veio da Europa com uma carga de malte e tinha como destino o Porto de Paranaguá, no Paraná. Em 30 de junho, após os tripulantes apresentarem sintomas da Covid-19, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou que o navio ficasse isolado no Porto do Recife.

Posteriormente, foi confirmado que nove dos 19 tripulantes da embarcação testaram positivo para Covid-19. Segundo a SES, todos os tripulantes do cargueiro estão sendo monitorados de maneira periódica.

Na quinta-feira (15) e na sexta-feira (16), além do homem que faleceu, outros três tripulantes ainda apresentavam quadro positivo para o novo coronavírus, sendo dois com a variante delta, internados em leito de enfermaria, e um que permanece em isolamento no navio.

Os outros 15 tripulantes, incluindo cinco que haviam testado positivo, permanecem na embarcação e estão com o resultado da sorologia negativo.

Após a confirmação da presença da variante indiana da Covid-19 no estado, o governo solicitou ao Ministério da Saúde o envio para Pernambuco de 420 mil doses extras de vacinas contra a Covid-19 e 840 mil testes de antígeno para “conter a transmissão da variante no território pernambucano”.

Covid-19 em Pernambuco

No domingo (18), Pernambuco confirmou 638 novos casos da Covid-19 e 21 mortes provocadas pela doença. Com o acréscimo, o estado passou a totalizar 579.086 infectados pelo novo coronavírus e 18.325 mortes devido à infecção. Os números são contabilizados desde março de 2020, no início da pandemia.

Fonte: G1

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.