30 a 60 minutos de exercícios musculares por semana podem diminuir entre 10% a 20% risco de morte, aponta estudo

Clipping

Um estudo publicado nesta segunda-feira (28) no periódico British Journal of Sports Medicine aponta que realizar atividades de fortalecimento muscular, como treinamentos de resistência, todas as semanas, por ao menos 30 a 60 minutos, pode diminuir tanto o risco geral de mortalidade como aquele associado à doenças como diabetes, câncer ou problemas do coração.

O levantamento concluiu que pessoas que realizam esse tipo de exercício físico durante esse período de tempo apresentaram um risco entre 10 a 20% menor de morte por todas as causas.

Até então, embora cientistas já soubessem que exercícios de fortalecimento muscular estão associados a um menor risco de morte, esse percentual “ideal” era incerto.

Para chegar nesse número, os pesquisadores analisaram mais de 16 estudos que examinaram a relação entre esse tipo de atividade e problemas graves de saúde em individuos que estavam sendo monitorados há mais de 2 anos.

As pesquisas em questão foram conduzidas nos EUA, Inglaterra, Escócia, Austrália e Japão, com um grupo observacional cada que variava de 4.000 a quase 480.000 pessoas, entre 18 a 97 anos.

Com a análise dos dados, o cientistas descobriram que as atividades de fortalecimento muscular foram associadas a um risco 10 a 17% menor de morte por qualquer causa, bem como morte por doença cardíaca e acidente vascular cerebral, câncer, diabetes e câncer de pulmão.

Além disso, os pesquisadores concluíram que quando atividades de fortalecimento muscular foram combinadas com atividades aeróbicas, a redução do risco de morte por qualquer causa, doenças cardiovasculares e câncer foi ainda maior: 40%, 46% e 28% menor, respectivamente.

Atualmente, a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda pelo menos 150 a 300 minutos de atividade aeróbica moderada a vigorosa por semana para todos os adultos.

Apesar disso, os pesquisadores ressaltam que nenhuma associação foi encontrada entre o fortalecimento muscular e um risco reduzido de tipos específicos de câncer e que os resultados do estudo não podem ser “amplamente aplicáveis” porque a maioria das pesquisas foi realizada nos EUA e algumas análises incluíram avaliações subjetivas das atividades de fortalecimento muscular.

Fora isso, os estudos foram todos observacionais e não clínicos, considerados como “padrão-ouro” por comprovarem a eficácia de uma determinada intervenção estudada.

Os pesquisadores ainda alertaram que não há evidências conclusivas de que mais de uma hora por semana de atividade de fortalecimento muscular reduz ainda mais o risco de morte.

“Tendo em vista que os dados disponíveis são limitados, mais estudos – como estudos com foco em uma população mais diversificada – são necessários para aumentar a certeza das evidências”, concluíram.

]Fonte: G1

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.