Afogados da Ingazeira vacinou 1.656 crianças contra a Covid-19
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Coordenadora do PNI Municipal lembrou que adolescentes a partir dos 12 anos, jovens e adultos não precisam agendar para tomar vacina contra a Covid-19
Por André Luis || Blog Nill jr
A coordenadora do PNI Municipal de Afogados da Ingazeira, Ítala Nascimento, informou em entrevista ao repórter Marcony Pereira para o programa A Tarde é Sua da Rádio Pajeú, que até a manhã desta segunda-feira (14), o município havia vacinado 1.656 crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19.
“Esse quantitativo representa 41,33%, porque de acordo com o nosso sistema, temos 4 mil crianças pra vacinar. Estamos indo de acordo com as doses que chegam ao município. Na última sexta-feira (11), recebemos 330 doses, que foram distribuídas para a zona urbana e rural”, informou. Ainda segundo Ítala, a procura tem sido acima das expectativas. “Na sexta-feira mesmo, poucas horas após anunciarmos a abertura do agendamento, todas as vagas foram preenchidas”, destacou.
Os agendamentos de sexta, foram vacinados hoje e terão continuidade nesta terça-feira (15). Ainda falando sobre a procura por parte dos pais para vacinarem seus filhos, Ítala disse que no início as equipes da Saúde tiveram um pouco de receio, porque podia ser que não houvesse procura. A coordenadora do PNI Municipal também lembrou que para adolescentes a partir dos 12 anos, jovens e adultos, não está sendo necessário agendar a vacinação, nem para primeira, nem para segunda e nem para a terceira dose, porque o município tem doses para suprir a demanda desse público. Na zona urbana, basta procurar a quadra do Monsenhor Antônio de Pádua Santos. Já na zona rural procurar o agente comunitário de saúde.
Ítala também informou que Afogados da Ingazeira já havia vacinado até a manhã desta segunda-feira 81% do público eletivo para se tomar vacinas contra a Covid-19, destes 100,25%, (isso acontece por que o município precisa estipular os números de acordo com último censo, que já está defasado. Outro motivo para números que ultrapassam os 100%, é porque o município vacinou pessoas que estavam visitando parentes, ou de passagem pela cidade. Como o SUS é universal, a vacina não pode ser negada) com a primeira dose, 112% com a segunda e 67% já completaram o esquema vacinal com a dose de reforço.
“Entre a população que dividimos por grupos, entra a população de 12 a 17 anos, o município já atingiu com primeira dose 117% ; com a segunda 77%. Por qual razão a gente ainda não chegou aos 90% ou 100% de segunda dose? Porque ainda não está no prazo”, explicou.
A coordenadora também informou que após a exigência do cartão de vacinas para acessar certos estabelecimentos, houve aumento na procura por vacinas, inclusive por parte de pessoas que já eram para estar com o esquema vacinal completo, ainda procurando a primeira dose da vacina.