Câncer de bexiga: 70% dos pacientes são homens

Clipping

Nas últimas semanas, o empresário e apresentador, de 67 anos, Roberto Justus surpreendeu ao divulgar o diagnóstico precoce de câncer na bexiga após um check-up anual. A revelação acendeu um alerta sobre a neoplasia, que é responsável pelo diagnóstico de cerca de 10 mil pacientes anualmente no Brasil, sendo 70% do sexo masculino, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).  A idade, alimentos com conservantes e o tabagismo desempenham um papel importante no aparecimento e formação dos tumores no órgão. 

“O sintoma mais comum do câncer de bexiga, sem dúvidas, é a hematúria (sangramento na urina). Apesar de também estar presente em outras doenças, ele merece um alerta e um olhar especial para a doença na bexiga. Outros sintomas miccionais podem estar associados, como o aumento da frequência urinária e ardência”, explica o urologista da Sociedade Brasileira de Urologia e do Hospital Jayme da Fonte, Benhur Lima. Fadiga, perda de peso, dor abdominal e dor óssea também podem se manifestar em estágios mais avançados da doença. 

O câncer de bexiga não é uma doença rara e pode ser agressiva, por isso, é importante que o paciente não oculte os sintomas e faça check-ups anualmente para garantir o diagnóstico precoce. Sexo masculino e idade avançada são os grupos com a maior probabilidade de desenvolver esse tipo de neoplasia. O tabagismo, responsável por 50% a 70% dos casos da doença, exposição a toxinas ambientais e alimentos enlatados e com conservante também estão ligados ao desenvolvimento dos tumores. A identificação deve ser feita através de exames laboratoriais de sangue e urina, e exames de imagem (ultrassonografia do abdome, por exemplo). 

Com qualquer lesão na bexiga identificada, o tratamento cirúrgico é necessário. A Cirurgia Endoscópica (por vídeo) é o plano ideal para a ressecção da lesão. Após ressecada, o material biológico é enviado para a análise laboratorial que definirá: o tipo de lesão (maligna ou benigna) e o estágio da doença (profundidade da lesão na parede da bexiga). Os tipos histológicos mais comuns do câncer de bexiga são: o Carcinoma Urotelial, o mais comum no Brasil, com cerca de 90% dos casos; o Adenocarcinoma e o Carcinoma Espinocelular. 

A histologia, o estágio da doença, e as características clínicas de cada paciente, definem o plano de tratamento. Em tumores superficiais, a intervenção pode ser feita através da cirurgia RTU seguida de sessões de instilação de medicamentos na bexiga do paciente. Segundo o urologista, o tratamento apresenta excelente taxa de cura, chegando a 90%. No entanto, em tumores mais profundos e avançados, tratamentos mais complexos são necessários. A remoção completa da bexiga pode ser recomendada. A Cistectomia Radical tem interferência profunda na vida sexual pós-operatória, nos hábitos miccionais e impacto significativo na qualidade de vida. Para substituição da bexiga, é possível confeccionar uma neobexiga (nova bexiga) a partir do intestino, ou criar derivações urinárias com drenagem da urina. 

“Quanto mais precoce o diagnóstico e o tratamento, menor será o impacto na qualidade de vida e maior possibilidade de cura”, finaliza Benhur Lima. Para uma identificação correta e melhor forma de tratamento do câncer de bexiga, os pacientes devem procurar centros médicos de referência em atendimento de urologia, como o Hospital Jayme da Fonte, que possui médicos especializados da área. O atendimento também é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Fonte: DP

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.