Cigarro eletrônico não ajuda a parar de fumar; veja como se livrar do tabagismo

Clipping

Não é de hoje que o tabagismo é um mal a ser combatido. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas por ano em todo o mundo, além de seu uso estar associado ao surgimento ou agravamento de várias doenças. Apesar de ser um vício, a solução desse problema pode vir com facilidade se o paciente tiver acompanhamento médico e apoio familiar.

Segundo o pneumologista Isaac Secundo, do Hospital Jayme da Fonte, o cigarro é extremamente danoso ao organismo, provocando um prejuízo para o corpo de forma global e sistêmica. “São vários os malefícios associados, desde os cardiovasculares, como infarto, acidente vascular cerebral, até pulmonares, como bronquite e câncer de pulmão”, relata o especialista.

O médico menciona ainda que, por se tratar de uma dependência de nicotina, o tabagismo é uma doença crônica. Para lidar com o vício, muitas alternativas surgem, mas Isaac alerta que nem todas as opções são, de fato, soluções.

Vape não é alternativa

O cigarro eletrônico, por exemplo, surgiu como uma espécie de auxiliador para frear o vício nos cigarros convencionais. No entanto, trocar um cigarro comum pelo famoso vape é apenas trocar de vício, conforme explica o pneumologista. “O cigarro eletrônico é uma nova forma tanto de vício comportamental como também de prejuízo à saúde. Ele é ainda mais prejudicial, já que não se sabe com exatidão quais os componentes estão presentes nesse cigarro”, disse.

O vape, além de agregar alguns riscos do cigarro convencional, como o desenvolvimento das patologias pulmonares — piora da asma, bronquite e bronquiolite —, ele ainda tem doenças específicas, como inflamações pulmonares chamadas de evali.

Vencendo o vício

Considerado um vício, o hábito de fumar, tanto cigarros convencionais como cigarros eletrônicos, está ligado a questões comportamentais. “As pessoas fumam não apenas pelo prazer de fumar, mas também porque é um comportamento, ele está relacionado ao pós-cafezinho, ao momento de estresse, como se ele realmente fosse algo incorporado à rotina”, comenta Secundo. De acordo com o especialista, a primeira coisa que quem quer parar de fumar precisa fazer é entender que será necessário mexer na rotina.

O médico reforça que é natural não saber por onde começar, e é por isso que é tão importante pedir ajuda. “O primeiro passo é pedir ajuda. Hoje em dia, esse tratamento consiste num acompanhamento psicológico, acompanhamento médico e apoio familiar”, finalizou Isaac.

Fonte: Folha-PE

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.