‘Covid longa’: pacientes lidam com sintomas mesmo depois da cura

Clipping

O aprendizado continua. Mesmo depois de dois anos de pandemia, a medicina ainda tem muito a aprender sobre os efeitos que a Covid-19 é capaz de gerar. Além das mortes, que, no Brasil, já passam das 650 mil, sendo mais de 21 mil delas só em Pernambuco, a crise sanitária, agravada por ondas de transmissão de variantes como a Delta e a Ômicron, deixa todo um contingente de ex-infectados com sequelas que podem perdurar pelo resto da vida (veja no infográfico abaixo). Trata-se do que os cientistas chamam de “Covid longa”.

Organização Mundial de Saúde (OMS) considera que a doença foi prolongada quando os sintomas, ou parte deles, persistem por mais de quatro semanas após o teste positivo. Segundo estimativa da instituição internacional, cerca de 25% das pessoas que tiveram a infecção continuam se sentindo doentes até a quinta semana depois do diagnóstico, enquanto 10% dos pacientes continuam sofrendo com os impactos após três meses.

Inflamação generalizada
Pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (Ensp/Fiocruz), a pneumologista Margareth Dalcolmo lembra que a “Covid longa” é resultado do processo inflamatório que acomete todos os sistemas do corpo humano no agravamento da síndrome respiratória.

“A doença compromete a microcirculação, venosa e arterial, com a liberação de citocinas tóxicas, inflamatórias e pró-coagulantes, o que caracteriza o quadro que favorece o aparecimento de tromboses, embolias e fenômenos vasculares”, explica. “Essas sequelas dizem respeito a qualquer órgão do corpo, seja o pulmão, o coração, o sistema nervoso central. Então, a ‘Covid longa’ se caracteriza por uma série de sintomas diferentes, eventualmente comprometendo mais ou menos um órgão”.

Além da permanência de sintomas que o paciente já apresentava enquanto estava doente, há a possibilidade de novas complicações aparecerem mesmo semanas após a alta. “A pessoa sai da doença, fica relativamente estável e começa a aparecer um determinado sintoma algum tempo depois. Inclusive, sintomas dermatológicos. Há muitas doenças, chamadas dermatoides, que aparecem após a Covid-19”, alerta a médica.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.