Crescente nos comércios, composto lácteo pode ser confundido com leite e impactar saúde infantil
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Nos últimos meses, consumidores mais atentos perceberam que as prateleiras dos supermercados ganharam um novo produto: o composto lácteo. Apesar de a embalagem ser semelhante à do leite em pó, o item é considerado, para alguns especialistas, um ultraprocessado que não deve ser incluído na dieta de crianças nem mesmo de adultos.
Segundo a nutricionista Laís Amaral, integrante do Programa de Alimentos do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), o leite é um produto essencial durante a fase de crescimento e desenvolvimento de crianças, principalmente as de até 2 anos, pois é rico em cálcio, proteínas e vitaminas fundamentais para essa faixa etária.
O composto lácteo, por sua vez, de acordo com o professor Carlos Corassin, da USP (Universidade de São Paulo), dispõe de duas variações: aquele sem adição, que é feito integralmente de ingredientes de origem láctea, e o com adição, em que no mínimo 51% dos componentes devem ser lácteos.
É a segunda versão do produto que preocupa especialistas, pois pode ocasionar uma perda nutricional grande, especialmente em crianças.
“Mais da metade [do composto] tem que ser de ingredientes lácteos, mas os 49% restantes daquele produto podem ser constituídos por diferentes ingredientes, e aí é que está o problema maior. Ele vai poder ser acrescido de, por exemplo, açúcar, gordura vegetal, aditivos e outros ingredientes que, muitas vezes, a gente nem tem na cozinha da nossa casa, são de uso exclusivamente industrial”, alerta a nutricionista.
Fonte: R7