Datafolha: Lula tem 23% de eleitores da direita; Bolsonaro tem 29% à esquerda

Clipping

Considerado um representante da esquerda brasileira, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será a escolha de 23% dos eleitores que se identificam com a direita nas áreas econômica e de comportamento. O dado foi obtido por uma pesquisa do Instituto Datafolha, publicada neste sábado (4).
Segundo o levantamento, caso parecido ocorre com o presidente Jair Bolsonaro (PL). Dos entrevistados que afirmaram escolher o chefe do Executivo no pleito de outubro deste ano, 29% se identificam com os ideais da esquerda em pautas comportamentais e no liberalismo econômico.

Apesar das divergências, a maior taxa de apoio dos dois candidatos é de pessoas situadas no espectro político em que Lula e Bolsonaro assumem ser: 60% dos que preferem o petista são da esquerda — e 54% dos que escolhem o mandatário conservador se veem da direita.


O levantamento ouviu 2.556 pessoas com mais de 16 anos em 181 municípios de todo o país entre 25 e 26 de maio. Encomendada pelo jornal Folha de São Paulo, a pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 05166/2022. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Para traçar o perfil ideológico dos respondentes, o Instituto fez uma escala de pontuação para cada resposta sobre temas que abrangem os dois espectros políticos, como drogas, criminalidade, obtenção de armas, migração, homossexualidade, papel do Estado, impostos e leis trabalhistas.


Após o cruzamento das pontuações, o cenário geral da pesquisa revelou um dado inédito: a maior parte dos brasileiros que irão eleger o próximo presidente da República se identifica com ideais da esquerda — são 49% dos entrevistados, o maior índice da série de pesquisas do Datafolha iniciada em 2013.
Além disso, os entusiastas conservadores diminuíram: apenas 34% se identificaram com as ideias desse espectro político, a menor taxa desde 2013. Outros 17% afirmaram ser de centro.


Entre os eleitores de Lula, 4% foram localizados na direita e 19% na centro-direita — o que totaliza 23%. Outros 18% estão no centro . Na esquerda, 23% se identificam mais, enquanto 36% estão na centro-esquerda — em um total de 59%.

Já a base de Bolsonaro é composta por 21% de pessoas à direita e 33% à centro-direita. No outro lado do espectro, 7% se identificam com os ideais de esquerda e 22% de centro-esquerda.
O terceiro colocado nos levantamentos de intenções de votos do Datafolha, Ciro Gomes (PDT) também teve o perfil do eleitorado traçado. Segundo a pesquisa, a base do pedetista é parecida com a de Lula: 5% se identificam como à direita do cenário político, um ponto a mais do que os eleitores do ex-presidente; 22% com a centro-direita, 16% com o centro; 33% com a centro-esquerda e 25% com a esquerda.


Eleitores de Bolsonaro e as pautas comportamentaisEntre comportamento e economia, os respondentes que escolhem Bolsonaro se identificam mais com os ideais de direita nas pautas comportamentais: 62% deles tem mais correspondência com a direita ao falar de sexualidade e criminalidade, do que ao falar de liberalismo econômico (33%).


Um exemplo é a visão sobre homossexualidade. Entre os apoiadores do chefe do Executivo, 24% acham que o amor e o relacionamento entre pessoas do mesmo gênero devem ser desencorajados, enquanto a média geral é de 16%. Ao passo que 79% dos respondentes afirmam que o tipo de relação deve ser aceita por toda a sociedade, o índice de aceitação cai entre bolsonaristas, com 67%.


Já em relação à intervenção do Estado na economia é apoiada por boa parte dos bolsonaristas, algo pouco imaginado pelo senso comum. A ideia de que é bom o governo atuar com força na economia para evitar abusos das empresas é endossada por 54% dos apoiadores de Bolsonaro, ante 50% da média geral.

Fonte: DP

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.