De fadiga a depressão, saiba quais são as principais sequelas da Covid

Clipping

Pacientes infectados com Covid-19 podem continuar a sentir fadiga extrema e dor de cabeça por mais de quatro meses após o quadro infeccioso. Além disso, dores musculares, tosse, calafrios, congestão nasal e alterações no olfato e paladar são outros sintomas que podem permanecer por um longo tempo no período chamado de “pós-Covid”.

A constatação é de um estudo promovido por pesquisadores da Corte Prospectiva Neurológica e Molecular da Covid-19 (Conga), instalada dentro do Colégio Médico da Georgia, na Universidade Augusta, e publicado na revista ScienceDirect, nesta segunda-feira (8).


A equipe acompanhou 200 pessoas por 125 dias após o diagnóstico positivo da Covid-19 para analisar a gravidade e o período em que os problemas promovidos pela doença permanecem no corpo do infectado após a infecção.
De acordo com a autora principal do estudo, a médica Elizabeth Rutkowski, os resultados mostraram que “há uma longa síndrome de Covid-19” e que não é algo raro, “muitas pessoas são afetadas”.


Os números do estudo atestam a fala da especialista: dos 200 participantes, 80% relataram estar com sintomas pós-covid. Destes, 68,5% afirmaram sentir fadiga extrema e 66,5% relataram que dor de cabeça é o principal problema enfrentado por eles — sendo estes dois os sintomas mais comuns da chamada “Covid longa”.


Os pesquisadores explicam que a fadiga pode permanecer porque os níveis de inflamação no corpo — que é a resposta natural do organismo a uma infecção — permanecem elevados em alguns indivíduos mesmo após meses. A tese foi corroborada por meio de amostras de sangue coletadas no início do estudo e depois nos meses seguintes — os marcadores inflamatórios estavam no mesmo nível.


A descoberta mostra que os anticorpos do vírus podem diminuir, mas a inflamação do organismo permanece e produz os sintomas, como a fadiga. A continuidade da inflamação é pior em pacientes com esclerose múltipla e artrite reumatoide.
Em todos os casos, os pesquisadores afirmam que a sensação de cansaço não é apenas uma falta de energia ocasional. A fadiga pós-covid relatada pelos pacientes é de um constante estado de incapacidade de realizar esforços pequenos no dia a dia. “Eles sentem falta de ar e palpitações ao lavar a louça e precisam imediatamente se sentar imediatamente. Sentem dores musculares ao menor esforço como se tivessem corrido um quilômetro”, explicou Elizabeth.
Alterações no olfato (54,5%) e no paladar (54%) também foram apontados por mais da metade dos analisados. Uma constatação séria foi registrada a partir dos dados fornecidos pelos participantes: 47% afirmaram sofrer comprometimento cognitivo leve, com 30% deles terem o vocabulário prejudicado e 32% com memória de trabalho afetada.
Para o estudo, os pesquisadores levaram em consideração não apenas o auto relato dos participantes, mas também o submeteram a testes neurológicos que analisaram o estado mental, os reflexos e a função motora dos analisados. Além disso, testes para identificar odores e capacidade de distinguir os gostos doce, azedo, amargo, salgado e sem sabor também foram feitos. Por fim, exames sanguíneos analisaram os indicadores de inflamação. Os dados mostram que as consequências da Covid são devastadoras mesmo em pessoas ativas e saudáveis antes da doença. “Alguns indivíduos com alto nível de funcionamento, que normalmente trabalhavam 80 horas por semana e se exercitavam diariamente, se tornam capazes de funcionar apenas cerca de uma hora por dia e ficar na cama o restante”, compartilha a autora do estudo.
Para os pesquisadores, a melhor alternativa é evitar o contágio. “Permanecer diligente em evitar a infecção é o melhor, incluindo vacinar ou tomar o reforço para ajudar a proteger seu cérebro e corpo de longos sintomas da Covid”, diz Elizabeth. O estudo ainda alerta que os prejuízos da doença podem ser maiores se o paciente for infectado por diversas vezes. Entre os 200 entrevistados, 25% relataram rotinas que, segundo os pesquisadores, se encaixam com o quadro clínico de depressão. Outros 18% demonstraram desenvolver ansiedade, junto a uma propensão para depressão e até mesmo anemia.
O relatório do estudo aponta que os pacientes com depressão e ansiedade também demonstraram maior número de sintomas crônicos. Para os especialistas, os quadros de piora na saúde emocional foram agravados pelo isolamento imposto como medida para reduzir o número de infectados da doença.
Outro apontamento da pesquisa revela uma maior propensão para covid longa em pessoas negras: 75% dos participantes negros registraram comprometimento cognitivo leve, ante a 23,4% dos analisados brancos.
De acordo com os pesquisadores, estudos anteriores mostram que indivíduos negros e hispânicos são considerados duas vezes mais propensos a serem hospitalizados por Covid-19. Minorias étnicas e raciais também são mais propensas a viver em áreas com maior taxa de infecção — casas pequenas que não permitem isolamento, falta de acompanhamento médico em comunidades e outros fatores são apontados para explicar o risco maior.
O Conga informou que deseja analisar como a população negra é afetada pela Covid-19, principalmente nos sintomas pós-covid. Os negros representam cerca de 33% da população da Georgia.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.