Dia D de imunização de idosos e crianças contra influenza e sarampo será sábado (30)
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
No próximo sábado (30), Pernambuco irá realizar o “Dia D” de imunização contra os vírus da influenza e do sarampo. O maior público alvo da campanha são pessoas acima de 60 anos e crianças com idade de 6 meses até 4 anos, além de tabalhadores da saúde, que compõem o primeiro foco das duas campanhas.
O dia marca o início da campanha de imunização contra os dois vírus para crianças, gestantes, puérperas, povos indígenas, professores das escolas públicas e privadas, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas.
A vacinação do grupo segue até o dia 3 de junho, quando, a partir dessa data, podem ser liberadas novas idades para imunização.
A atual vacina da influenza imuniza contra três cepas da gripe: H1N1, H3N2, incluindo a cepa Darwin e tipo B. A fórmula da vacina é diferente da aplicada no ano passado. Por isso, mesmo quem se imunizou no final de 2021 precisa tomar a nova dose para garantir uma proteção efetiva.
Dados do Governo do Estado alertaram sobre a baixa adesão da população nas campanhas de vacinação contra a influenza e o sarampo, que ocorrem simultaneamente desde o dia 4 de abril.
Atualmente, a cobertura está em 16,8% para sarampo (trabalhadores da saúde) e apenas 6% para influenza (19,9% para trabalhadores da saúde e 12,2% para idosos com 60 anos ou mais).
A meta é imunizar, até 3 de junho, data de encerramento da campanha, pelo menos 95% dos grupos elegíveis para sarampo e 90% para influenza.
“Não podemos esquecer que vivenciamos, entre dezembro de 2021 e janeiro deste ano, a maior epidemia de influenza que o Estado já enfrentou. Fazemos um chamamento a todos os idosos acima de 60 anos para que procurem o posto de saúde mais próximo de suas casas para tomar a vacina”, ressaltou o secretário de Saúde, André Longo.