É ‘prematuro’ declarar vitória contra Covid-19, diz OMS

Clipping

O diretor da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, considerou nesta terça-feira (1º) que é “prematuro” celebrar a vitória contra a Covid-19 e abandonar o esforço que vem sendo feito para deter a transmissão do coronavírus.

“É prematuro que qualquer país capitule, ou que declare sua vitória”, alertou Tedros, em entrevista coletiva, preocupado com o aumento do número de mortes na maioria das regiões do mundo.

Seu pedido de cautela ocorre em um momento em que alguns países buscam retornar à normalidade. Por exemplo, a Dinamarca suspendeu as restrições nesta terça-feira, apesar de registrar um número recorde de casos de Covid-19, estimando que a ampla cobertura das vacinas e a menor gravidade da condição produzida pela variante ômicron o permitam. 

“Mais transmissão significa mais mortes”, disse o médico. 

O diretor de Emergências da OMS, Michael Ryan, afirmou temer que alguns países queiram imitar governos que eliminam restrições, por pressão política, ignorando sua situação epidemiológica e sua cobertura vacinal.

Maria Van Kerkhove, responsável pela luta contra a Covid-19 na OMS, alertou para um relaxamento precoce das medidas de prevenção.

“Pedimos cautela, pois muitos países ainda não atingiram o pico da ômicron. Muitos países têm um baixo nível de cobertura de vacinas”, disse a especialista.

Desde que a variante ômicron foi detectada pela primeira vez há dez semanas, a OMS recebeu relatos de 90 milhões de casos. 

“Estamos preocupados com o fato de ter se instalado em certos países uma ideia de que, graças às vacinas e devido à alta transmissibilidade da ômicron e sua menor gravidade, não é possível prevenir o contágio”, disse o chefe da OMS. 

“Isso não poderia estar mais longe da verdade”, disse Tedros, enfatizando que o vírus é “perigoso”, uma mensagem que ele repetiu desde que essa variante apareceu. 

“Não estamos pedindo aos países que restabeleçam os bloqueios, mas estamos pedindo que protejam suas populações usando todos os meios disponíveis e não apenas vacinas”, disse o alto funcionário da OMS. 

Ele também destacou que o vírus continuará evoluindo, por isso pediu aos países que continuem testando, monitorando e sequenciando. 

“Não podemos combater esse vírus se não soubermos o que ele está fazendo”, disse o médico. 

O diretor da OMS estimou ainda que se o vírus continuar a evoluir, “talvez as vacinas também tenham de evoluir”.

Fonte: Folha-PE

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.