Examinadores do Detran-PE iniciam treinamento com reciclagem para condução de provas de habilitação
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Uma nova etapa de atualização de examinadores de trânsito tem início nesta quarta (24), promovida pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE). O treinamento é uma exigência do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que determina uma reciclagem a cada cinco anos. “Além de cumprir exigências, a capacitação também é uma forma de aproximação e acolhimento com o servidor, que tem a responsabilidade de receber o usuário”, afirmou o diretor-presidente do Detran-PE, Gustavo Carneiro Leão, na abertura do curso, no auditório do órgão. Com 25 horas/aula, divididas em parte teórica e prática, a capacitação foi elaborada e desenvolvida pela Gerência de Recursos Humanos do Detran-PE como parte do programa Educação Corporativa.
As aulas iniciadas hoje, que acontecem até esta sexta (26), reúnem os integrantes da primeira turma. O calendário completo do curso de atualização se estende até outubro, totalizando oito turmas, cada uma com duração de três dias e até 25 alunos. O programa é dividido em três módulos, envolvendo vários aspectos. O primeiro aborda Legislação de Trânsito – procedimentos e rotinas administrativas. O segundo traz Noções de Primeiros Socorros, já o terceiro módulo trata de Aspectos Psicológicos e Educacionais da Atuação do Examinador de Trânsito.
Para o diretor de Operações do Detran-PE, Nivaldo Carneiro, a realização da capacitação é importante por promover o nivelamento de conhecimento e preparar o examinador para acolher o candidato e conduzir o exame com responsabilidade. Ser habilitado como examinador de trânsito é condição obrigatória para participar do curso, que nessa primeira turma conta com integrantes dos quadros de examinadores de diversas cidades pernambucanas. Durante o treinamento são repassados conhecimentos relacionados às normas técnicas, métodos, técnicas, aspectos éticos, comportamentais, de segurança e competências no processo de habilitação de condutores, conforme projeto do curso.
Além de profissionais da Gerência de RH, o treinamento tem a participação de técnicos da Coordenadoria de Educação para o Trânsito, Imprensa e Publicidade Institucional. Os dois primeiros dias de aulas contam com atividades das 8h às 12h10 e das 13h às 17h10, no terceiro e último, quando acontece a parte prática, a programação acontece apenas na parte da manhã, com início às 8h e finalizando às 12h10.
Em todas as etapas a metodologia utilizada conta com aulas expositivas e dialogadas, utilizando atualizações fundamentadas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Também são utilizados como fontes, resoluções do Contran, manuais e comunicados do Detran-PE. Na parte de avaliação o programa prevê a formação de grupos para estudo de casos, baseados em casos reais e exames de avaliação de direção veicular. O programa e os tablets utilizados para as provas práticas, como também, recursos de multimídias integram o material didático empregado no desenvolvimento da capacitação.
Fonte: Edenevaldo Alves