Genética aumenta riscos de se tornar dependente de álcool e cigarro

Clipping

O uso de álcool e tabaco está associado a 15% e 5% das mortes em todo o mundo, respectivamente, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Além disso, há forte relação entre esses dois hábitos e doenças como câncer e enfermidades cardiovasculares. Fatores ambientais e culturais contribuem para a probabilidade de um indivíduo se tornar dependente, mas a genética tem um peso forte, de acordo com um estudo publicado na revista Nature. Os cientistas identificaram quase 4 mil variantes que podem aumentar o risco de tabagismo e alcoolismo. A expectativa dos autores é de que a pesquisa contribua para uma maior compreensão desses comportamentos.

Esse é o maior estudo genético realizado até agora com foco em variantes de risco para cigarro e bebida alcoólica. Os autores avaliaram dados de 3,4 milhões de pessoas de ancestralidades diversas — africana, asiática, americana e europeia. “A amostragem aumenta a relevância das descobertas, pois se refere a uma população diversificada”, destaca um dos autores, Dajiang Liu, do Centro de Saúde Pública da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos.

O estudo foi conduzido pela Universidade de Minnesota e contou com a colaboração de mais de 100 instituições. Os pesquisadores avaliaram, dentro da população estudada, diversos traços indicativos de tabagismo e alcoolismo, como a idade em que o hábito começou, a regularidade e a quantidade consumida.

Com técnicas de aprendizado de máquina, eles identificaram os genes associados. Oitenta por cento das variantes eram comuns, independentemente da ancestralidade, diz o artigo. “Isso é promissor, porque ter dados mais robustos e diversificados sobre esses comportamentos nos ajudará a desenvolver ferramentas preditivas de fatores de risco que podem ser aplicadas a todas as populações”, diz Liu.

Segundo o pesquisador, dentro de dois a três anos, as pontuações de risco genético podem ser refinadas e se tornar parte do atendimento de rotina para indivíduos já identificados por triagem básica como estando em probabilidade aumentada de uso de álcool e tabaco. Ele observa que a pesquisa é um exemplo de como big data, máquinas sofisticadas e métodos de aprendizagem podem ajudar a prever riscos à saúde, ajudando a desenvolver intervenções direcionadas.

De acordo com Liu, pesquisas futuras vão aprofundar as descobertas. Algumas variantes identificadas afetam reações químicas celulares associadas à transmissão do glutamato, que tem implicação na comunicação, na memória e no aprendizado; à dopamina, um neurotransmissor associado ao sistema de recompensa do cérebro; e à acetilcolina, substância que ajuda a ativar músculos, entre outras.

Porém, a maioria dos genes que a equipe identificou tem funções desconhecidas. Por isso, os cientistas precisam, primeiramente, compreender para que servem e como sua interação com o ambiente afeta o risco de comportamentos associados à dependência química.

Análise pioneira

Para Javier Costas, psiquiatra da Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha, que estuda associação genética e dependência química, o estudo é pioneiro ao trazer uma amostra populacional tão grande e diversificada. “Apesar dos diferentes contextos culturais, a maioria das variantes genéticas identificadas tem efeitos semelhantes, independentemente da ascendência ou da origem geográfica dos indivíduos analisados. As poucas variantes claramente afetadas pela ancestralidade (menos de 5%) podem fornecer novas pistas sobre as influências culturais no consumo de álcool e tabaco (interação gene-ambiente)”, observa Costas, que não participou da pesquisa.

Para o especialista, a principal limitação do artigo é que os traços de risco são quase todos autorrelatados e pouco específicos. “Por exemplo, dois padrões muito diferentes de consumo de álcool, como beber regularmente durante as refeições ou beber em excesso semanalmente, podem resultar no mesmo número de bebidas alcoólicas consumidas por semana. Sabe-se também que pessoas com problemas de saúde tendem a subnotificar o consumo de álcool e tabaco” destaca.

Ainda assim, Costas considera que o conjunto de informações é “de grande valor para uma melhor compreensão dos mecanismos de predisposição genética ao consumo de álcool e tabaco, bem como suas consequências”. O médico também acredita que, futuramente, os dados poderão ter implicações clínicas importantes. “Dado o impacto dessas substâncias na saúde, é provável que as informações sejam de grande relevância no futuro, em sintonia com a medicina de precisão.”

Fonte: DP

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.