Gonzaga não volta atrás e mantém apoio a Raquel Lyra: “Vou trabalhar dia e noite com todas as minhas bases”

Clipping

Grato pelos 67.328 votos recebidos em todo o estado, destes 12.757 obtidos em Petrolina, o deputado federal Gonzaga Patriota assegurou que a votação insuficiente para renovar o mandato não ocorreu por falta de serviços prestados à população. Em entrevista ao Nossa Voz desta segunda-feira (10), ele fez uma análise do cenário eleitoral deste ano, onde a inserção de novas lideranças e equívocos na formação da chapa majoritária resultaram na derrota nas urnas. 

“Eu trabalhei e acho que em nenhuma outra eleição eu trabalhei tanto quanto agora, rodei o Estado todo, fui votado mais uma vez em todos os municípios, inclusive em Fernando de Noronha. A votação caiu um pouco, obviamente porque surgiram novos candidatos, a candidatura de Lucas, que sempre foi o  meu estadual, à federal deu uma  diminuição nos votos na região do São Francisco. Teve o município de Bonito que não me apoiou desta vez e Brejinho. Eu tinha quatro municípios, fiquei com dois e isso resultou na diminuição de 8 mil votos. Mas foram quase 70 mil votos, a votação  foi boa, tive mais votos do que dois deputados eleitos e infelizmente não deu. Eu gostaria de ficar pelo menos até os 120 anos trabalhando como deputado, que eu acho tão bom, trabalho dia e noite, atendo telefone de madrugada, dia de domingo, faço muitas coisas, mas não deu”, analisou. 

Sobre a estratégia do PSB em ceder ao PT a  vaga ao Senado da Frente Popular de Pernambuco, Patriota considerou equivocada, uma vez que as mágoas causadas pela eleição em 2020, onde as duas legendas disputaram a Prefeitura do Recife, ainda não foram sanadas. “O partido, por sua vez, fez o que pode. Infelizmente errou, não me ouviu, não ouviu outras pessoas, porque uma legenda que teve divergências com o PT nas eleições municipais em alguns municípios como na capital [em 2020] que é o maior colégio eleitoral, deveria ter colocado o parceiro do PT na vice, mas colocou no Senado. Então muitas pessoas que votam no PT há muitos anos e que não estavam ainda satisfeitas com PSB não votaram no Danilo [Cabral]. Você a candidata Teresa Leitão (PT), fizemos um trabalho muito bom com ela, que foi eleita lá em cima e o Danilo ficou lá embaixo. Então, isso também atrapalhou as candidaturas de deputados, em que a gente poderia fazer sete ou oito e só conseguimos fazer cinco”. 

Questionado sobre o apoio à Raquel Lyra (PSDB) no segundo turno pelo Governo do Estado, Gonzaga revelou que isso começou com um vídeo divulgado pela oponente de Raquel, Marília Arraes, onde ela desconsideraria o apoio do PSB. “Eu procurei o partido logo depois depois daquela declaração da Marília Arraes (SD), de que o PSB só atrapalha Pernambuco, o PSB não presta. Ela deu uma declaração dessa, gravou com o presidente do partido dela, mandaram para mim, eu olhei essa gravação e passei para o meu presidente aí [em Pernambuco], o meu presidente, bravo, já estava sabendo disso. Fui conversar com o presidente nacional Carlos Siqueira terça-feira (04), que eu estou em Brasília. O presidente Carlos Siqueira também estava bravo com ela”, relembrou. 

Ciente do sentimento das suas lideranças, ele seguiu para suas bases e em seguida buscou o grupo de Raquel para confirmar sua decisão. “Depois de falar com essas duas pessoas  e elas me dizerem isso, aí eu comecei a procurar minhas bases, falei com os meus prefeitos de Sertânia, de Solidão, de Jupi, falei com os meus vereadores, aí da região inclusive, e relatei que Marília não quer o nosso apoio, disse que o PSB só atrapalha Pernambuco. E procurei a Raquel, que estava enclausurada, coitada, com a morte do marido, mas falei com pai dela que é meu amigo e eles me disseram que sabiam que eu apoio Lula, eles estarão neutros, deixando os eleitores à vontade para escolher seu presidente da República e a gente aceita de bom grado o seu apoio, principalmente o seu apoio no Sertão, como você é mais votado”. 

Essa movimentação, segundo Patriota, foi anterior ao anúncio de apoio do PSB à Marília Arraes. Mesmo com o posicionamento contrário ao seu partido, ele não volta atrás da palavra dada. “Por último, quando Lula declarou apoio à Marília, o PSB fez uma nota, só em Pernambuco em nível nacional não fez, de apoio a Marília. Com todo respeito ao partido, eu já declarei meu apoio à Raquel Lyra. Não é apenas apoio, estou indo para Pernambuco agora e vou trabalhar os 20 dias que faltam, dia e noite, porque quando eu apoio uma pessoa, apoio mesmo. Não tem esse negócio de apoiar só de boca não. Vou trabalhar dia e noite com todas as minhas bases, já falei com todos eles, liberei apenas um vereador que me pediu para votar em Marília e eu liberei porque é um vereador de Santa Maria da Boa Vista que fez dobradinha com Luciano Duque e o resto está tudo comigo. A gente vai levar pelo menos os 67 mil e poucos votos que eu tive vou levar todos para Raquel”. 

Primeiro suplente do PSB em Pernambuco, o deputado não encara a derrota como uma oportunidade de aposentadoria da vida pública. “Eu continuo na política, obviamente que agora nesses quatro anos sem mandato, ou dois anos porque temos eleições municipais e quem sabe se eu não serei prefeito de Petrolina. Eu disputei a prefeitura quando tinha mandato e agora sem mandato de deputado é que eu posso disputar mesmo. Vamos ver quem são, se o partido não tem outro. O que eu não vou fazer mais é como fiz com Odacy, quando ele era do meu partido e a gente fez uma disputa partidária para ver quem iria ser o candidato. Eu não vou fazer isso não. Se tiver alguém do partido querendo ser candidato, tudo bem, se não a gente vai conversar”, pontou. 

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.