Isolamento social e solidão aumentam o risco de morte por ataque cardíaco ou derrame
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Um estudo recente publicado no Journal of the American Heart Association mostrou que o isolamento social e a solidão estão ligados a um aumento de cerca de 30% do risco de morte por ataque cardíaco ou AVC (acidente vascular cerebral), ou por ambos.
“Mais de quatro décadas de pesquisa demonstraram claramente que o isolamento social e a solidão estão associados a resultados adversos à saúde”, disse a presidente do grupo de redação da declaração científica, Crystal Wiley Cené, em comunicado.
A definição dada pelo estudo a isolamento social se refere a pessoas que têm pouco contato com os demais, ou seja, não constroem relacionamentos sociais com familiares, amigos ou membros da mesma comunidade.
Já a solidão se caracteriza pelo sentimento de estar sozinho ou por ter menos relações com os outros do que o indivíduo realmente deseja.
Alguns fatores socioambientais, como transporte, insatisfação com familiares e desastres naturais, também são condições que prejudicam as conexões sociais e podem levar ao isolamento ou a quadros de solidão.
Fonte: R7