Máscaras contra a Covid: como guardar após uso no transporte público e locais que ainda são obrigatórios
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
O governo do estado de São Paulo anunciou nesta quinta-feira (17) que máscaras de proteção não são mais obrigatórias em ambientes fechados, exceto em locais como unidades de saúde e no transporte coletivo. Outros estados e municípios do país também estão retirando a obrigatoriedade do item em diversos ambientes.
Apesar das flexibilizações, especialistas ouvidos pelo g1 ressaltam que ainda é preciso tomar certos cuidados com a utilização e, especialmente, o armazenamento do item.
Entenda, abaixo, por que você deve continuar seguindo as seguintes recomendações:
- Evitar pendurar a máscara no braço, queixo, amassar ou colocar no bolso
- Evitar a umidade
- Verificar o ajuste do item de proteção
Por que usar em locais como transporte público e como armazenar depois?
Beatriz Klimeck, doutoranda em Saúde Coletiva na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) por trás da página “Qual Máscara?”, lembra que a vacina contra a Covid-19 não protege contra o contato com o vírus, mas que a máscara é que cumpre essa função.
“Então se a gente continua não querendo entrar em contato com vírus a gente deveria continuar usando a máscara. Isso é muito simples”, alerta.
Segundo um estudo de 2021 da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Recife, terminais de ônibus são locais com maior risco de contaminação por Covid-19. Aliado a isso, especialistas ouvidos pelo g1 reiteram que espaços fechados e com alta densidade de pessoas exigem o uso de máscaras (como um ônibus lotado), o que reforça o cuidado com a utilização e o armazenamento do item sanitário.
“Os meios de transporte têm uma aglomeração enorme, então a gente precisa manter esses cuidados. O ideal é que a pessoa tenha um um saco plástico para colocar sua máscara com cuidado sem tocar na parte de dentro da máscara“, explica Diego Xavier, epidemiologista e pesquisador do Observatório Covid-19 da Fiocruz.
Coloque a máscara em um saco com os elásticos para o lado de fora.
Klimeck ainda ressalta que essas recentes flexibilizações sobre o uso de máscaras não tem a ver com o fato de que agora não temos mais riscos de contaminação. Pelo contrário, ela defende que essa é uma medida do ponto de vista da política pública que acarretará consequências comportamentais.
“Por isso, para armazenar a máscara nesses casos que você precisa entrar e sair [de um ambiente de uso obrigatório para um opcional], é muito importante que você tenha algo como uma sacolinha, bolsinha, envelope de papel, o que seja, e que você coloque os elásticos da máscara para o lado de fora, pois dessa forma você não a contamina”, diz.
- Evite pendurar no braço, queixo, amassar ou colocar no bolso
Evite pendurar no braço, amassar ou colocar a máscara no bolso. — Foto: Heloise Hamada/g1https://5917adf29895e6545aa4ae810a2fb15b.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html
A doutoranda em Saúde Coletiva pela Uerj ressalta ainda que deve-se evitar pendurar o item de proteção no braço, pois, em ambientes fechados gotículas ou aerossóis (emitidos pela fala, tosse, espirro, etc.) podem se alojar mais facilmente na máscara e contaminá-la.
“Amassar a máscara e colocar ela no bolso também não é legal. Desse modo, você encosta a parte de fora da máscara com a parte de dentro. Então, o ideal é você manter ela esticada ou, no máximo, dobrada ao meio”, alerta a pesquisadora.
Depois de guardar a máscara, lave as mãos ou utilize álcool gel. Klimeck ressalta que é preciso sempre lembrar que o lado de fora do item está potencialmente contaminado.
“O mais importante na questão do armazenamento da máscara é sempre estar com a mão higienizada quando tocar nela. Ande com seu álcool gel para ficar com a mão limpa ao tirar e colocar a máscara”, acrescenta Melissa Markoski, professora de Biossegurança da UFCSPA e membro da Rede Análise Covid-19.
“Andar com máscara no pulso, queixo, orelha, é um comportamento que as pessoas já vêm fazendo há um tempo, mas isso coloca sua proteção em risco; isso contamina sua máscara”, aponta.
Markoski faz ainda uma ressalva importante quanto ao armazenamento do item de proteção: o plástico faz a retenção de umidade e, por isso, o ideal é colocar folhas de papel dentro de sacos desse tipo de material ou, até mesmo, utilizar um feito de papel.
“É fundamental que a máscara fique sequinha nesse tempo que você vai ficar sem a máscara”, diz Melissa. “A melhor maneira é você colocar entre papéis, seja papel toalha, o que for, colocá-la num saquinho (de papel, de plástico, etc.) e levar sua máscara protegida do ambiente externo”.
Fonte: G1