Médico explica como baixos níveis de testosterona estão associados ao risco de demência e diabetes

Clipping

A testosterona é o principal hormônio do homem, diretamente relacionado com a fertilidade, que passa por um processo de diminuição com o passar dos anos. Conhecida como hipogonadismo ou andropausa, essa condição afeta aproximadamente 40% dos homens de 45 anos ou mais, segundo um estudo realizado nos Estados Unidos, em 2020.

De acordo com o Dr. Luis Henrique Nunes, médico urologista, referência em implantes hormonais, quando os níveis de testosterona estão baixos, estão associados à alteração de humor, perda de libido, disfunção erétil, aumento de massa gorda, redução de massa muscular e osteoporose. A fisiologia para essas alterações dos níveis de testosterona se baseia em, quanto menor o nível de testosterona, maior a ativação de uma enzima chamada lipase lipoproteica.

“O crescimento desta enzima aumenta o nível da triglicéride e, também, a massa gorda. Com o aumento da massa gorda, amplia a resistência insulínica, um dos principais fatores para o início da diabetes. O aumento da massa gorda também vai expandir o número de citocinas pró-inflamatórias, que são responsáveis por aumentar a chance de demência nos pacientes idosos, o risco maior de tumoração, câncer e o envelhecimento precoce”, explica o médico.

Com base em outro estudo também realizado nos Estados Unidos, em 2006, para cada aumento de 10 anos na idade, o risco de hipogonadismo de um paciente aumentou em 17%.

Ainda de acordo com o médico, homens que têm testosterona nos níveis mais baixos do valor de referência ou até abaixo desse valor, têm quatro vezes mais chance de risco de diabetes. O que pode acontecer com homens mais jovens, uma vez que 5% dos homens entre 20 e 29 anos podem apresentar deficiência de testosterona. Já em homens que apresentam níveis de testosterona inferiores também aumenta o risco de demência nas idades mais avançadas. Assim, quando a testosterona atinge a quantidade abaixo do recomendado, o urologista poderá receitar a reposição do hormônio para melhora do quadro.

“Pacientes que têm diabetes tipo II e apresentavam também níveis de testosterona baixos, quando eram tratados para a diabetes relacionadas à reposição do hormônio testosterona, apresentaram melhora dos parâmetros glicêmicos, melhora na redução da necessidade de insulina e redução na resistência insulínica. Então é importante salientar que a reposição de testosterona nos homens que têm níveis baixos desses hormônios é importante não só na prevenção da libido, mas também nas funções do organismo como um todo”, destaca o Dr. Luis Henrique Nunes, médico urologista.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.