No Dia do Aposentado, Gonzaga Patriota relembra autoria do projeto que criou a aposentadoria de homens e mulheres do campo
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
No dia em que se celebra o Dia do Aposentado (24 de janeiro), o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) usou as redes sociais para destacar a data e relembrar que foi autor do Projeto de Lei que instituiu a aposentadoria de homens e mulheres do campo.
“Neste Dia do Aposentado, quero não apenas parabenizar os aposentados brasileiros por todas as conquistas, mas também lamentar a falta de investimento das autoridades governamentais para a categoria. O Brasil está migrando de um país com a maioria jovem, para um com o maior número de idosos e isso implica na necessidade de repensar a previdência e políticas públicas para esses cidadãos. Aproveito ainda a data para destacar que na Constituição Brasileira, acrescentei a proposta da aposentadoria para homens e mulheres do campo, que encontrou resistência entre os parlamentares, que não visualizavam como o país poderia arcar com tamanho custo, mas consegui incluí-la na Constituição. Hoje, a maior distribuição de renda do país é feita através das aposentadorias de homens e mulheres do campo”, disse o deputado.
HISTÓRIA DA DATA
O Decreto de Lei nº 6.926 criou o Dia Nacional dos Aposentados em 1981. A data foi escolhida porque nesse mesmo dia, em 1923, ocorreu a assinatura da lei Eloy Chaves, que criou, na época, a Caixa de Aposentadorias e Pensões para os empregados de todas as empresas privadas das estradas de ferro, base do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS).