Ômicron desafia estratégia de ‘Covid zero’ da China

Clipping

A variante ômicron do novo coronavírus, mais contagiosa, avança pelo mundo e não poupa a China, onde quase todos os dias são anunciados novos fechamentos em alguma metrópole do país, na tentativa de manter a pandemia sob controle.

A nova onda de contaminações desafia a estratégia chinesa de “Covid zero”, aplicada até o momento: assim que poucos casos são confirmados, um lockdown é aplicado local e temporariamente.

A última cidade a entrar em confinamento foi Zhuhai, no sul do país, próxima a Macau. Autoridades anunciaram na sexta-feira à noite (14) que detectaram uma pessoa com sintomas leves de Covid-19 (e outras seis assintomáticas) durante uma triagem em massa na população, feita após o surgimento de um caso de Covid-19 em um município vizinho.

Milhões de moradores de várias cidades foram confinados em suas casas, vários voos domésticos foram cancelados e algumas fábricas fecharam. O governo de Zhuhai pediu aos seus 2,4 milhões de habitantes que não deixem a cidade, “a menos que seja necessário”. Aqueles que precisarem se deslocar deverão apresentar um teste negativo feito nas últimas 24 horas.

A capital Pequim confirmou no sábado (15) o primeiro caso de transmissão local da variante ômicron, anúncio que preocupa autoridades a poucas semanas da realização dos Jogos Olímpicos de Inverno, marcados para 4 de fevereiro na cidade.

Na manhã do mesmo dia, Xangai confirmou que cinco casos registrados na quinta-feira (13) eram da variante. Imediatamente, a vida dos habitantes se tornou mais difícil: bairros estão confinados, as escolas fecharam e o acesso a certas cidades, como Pequim, ficou quase impossível.

Xi’an, Tianjin, Anyang, Dalian, Hangzhu, Canton: a lista de lugares atingidos se prolonga, mas o governo permanece rígido na sua decisão de testar a população em massa e confinar milhares ou milhões de pessoas, até a ameaça se dissipar.

Ampla vacinação, mas pouco eficiente contra a ômicronCom a ômicron, a estratégia é posta à prova. Cerca de 86% da população chinesa está vacinada contra a Covid-19, mas as vacinas utilizadas no país têm eficácia limitada contra a variante. Com a aproximação dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, as autoridades mantêm o plano: abandonar o lockdown a essa altura significaria inundar os hospitais com infectados pelo coronavirus.

A explosão do número de infecções e a tensão hospitalar nos países do Ocidente são dados como exemplo para justificar a medida – e exaltar o sucesso da gestão da pandemia pelo Partido Comunista. Pequim alega que, até hoje, menos de 5 mil pessoas morreram da Covid-19 no país, mas os dados não podem ser confirmados. Oficialmente, nas últimas 24 horas, foram detectados 104 novos casos locais de contágio na China.

Fonte: G1

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.