PE: com apenas 17% das crianças com 1ª dose, secretário pede esforço: ‘Não podemos retroceder’

Clipping

Pouco mais de 200 mil crianças de 5 a 11 anos receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 desde o início da imunização do público infantil em Pernambuco, no último 14 de janeiro. O número corresponde a apenas cerca de 17% do total e, com a cobertura vacinal andando a conta-gotas nessa faixa etária, o secretário estadual de Saúde, André Longo, pediu esforço dos municípios para avançar com a campanha.

“Precisamos adiantar o processo de vacinação nas crianças. Sabemos que há resistência por parte dos pais e responsáveis, mas não podemos retroceder nesse aspecto”, cobrou o secretário, na assembleia extraordinária da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), realizada nessa quinta-feira (10).

Dados mais recentes do Painel de Vacinação da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) indicam que 203.662 crianças receberam a primeira dose em Pernambuco.

Longo cobrou o estímulo à vacinação por parte dos municípios e pelas secretarias municipais de saúde junto às famílias. “Sobretudo, no ambiente das escolas públicas, sendo utilizadas como espaços para a imunização de crianças e adolescentes”, sugeriu.

Estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que há cerca de 1,2 milhão de crianças de 5 a 11 anos no Estado. Desde o primeiro lote recebido, chegaram a Pernambuco um total de 640.380 doses pediátricas – sendo 374.500 da Pfizer e 265.880 da Coronavac/Butantan. Ou seja, há doses para pouco mais da metade das crianças residentes, mas menos de um terço foi aplicado até agora.

Recife, por exemplo, lançou, nesta sexta-feira (11), o Parquinho da Vacina, iniciativa que irá percorrer diversos bairros para incentivar a imunização dos pequenos. A primeira ação, que conta com brinquedos infláveis, futebol, pipoca e outros atrativos, é na Escola Municipal Casarão do Barbalho, na Iputinga, Zona Oeste da capital pernambucana.

Intervalos
No momento, a vacinação de crianças de 6 a 11 anos e adolescentes de 12 a 17 anos está autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), utilizando apenas a CoronaVac, sendo a Pfizer utilizada para vacinação de crianças de 5 a 11 anos. 

O público que se vacinou com a CoronaVac deve aguardar um intervalo de 28 dias para receber a segunda dose. Já quem recebeu a Pfizer pode completar o esquema vacinal em dois meses

Nenhuma criança de 5 a 11 anos recebeu a segunda dose no Estado até o momento, uma vez que o primeiro lote da CoronaVac, imunizante que demanda um intervalo menor, chegou em 26 de janeiro.

Pernambuco
Pernambuco aplicou um total de 16.411.959 doses de vacinas contra a Covid- 19 na sua população, desde o início da campanha de imunização no Estado, em 18 de janeiro de 2021.  

Com relação às primeiras doses, foram 7.640.862 aplicações, equivalente a uma cobertura de 86,10% da população apta a ser imunizada, todos a partir de 5 anos de idade.

Do total, 6.657.483 pernambucanos (75,01%) já completaram seus esquemas vacinais, sendo 6.484.382 pessoas que foram vacinadas com imunizantes aplicados em duas doses e outros 173.101 pernambucanos que foram contemplados com vacina aplicada em dose única.  

Em relação às doses de reforços (terceira dose), já foram aplicadas 2.113.614 (cobertura de 32%).

Fonte: Folha-PE

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.