Pernambuco: vacinação itinerante aplicou mais de 11 mil doses em áreas rurais e de difícil acesso

Clipping

Em um mês, mais de 11 mil doses dos imunizantes contra o novo coronavírus foram aplicadas pelo Vacina Mais Pernambuco, programa realizado pelo Governo do Estado em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), com o objetivo de acelerar a vacinação contra a Covid-19 em áreas remotas de nove municípios. Do total de 11.696 doses já aplicadas, 1.360 foram primeiras doses; 3.145, segundas doses e 7.191, doses de reforço.

O objetivo das equipes itinerantes, formadas por vacinadores e registradores equipados com tablets, é imunizar pessoas que enfrentam maior desafio em receber a vacinação por residirem em áreas rurais e de difícil acesso.

O projeto visitou as cidades de Água Preta, Catende, Escada, Gameleira, Joaquim Nabuco, Quipapá, Ribeirão, São Benedito do Sul e São José da Coroa Grande, na Zona da Mata, e que pertencem à III Gerência Regional de Saúde (Geres), região com o maior número de cidades que precisam de atenção para as coberturas vacinais.

Uma ds beneficiadas, a moradora de São José da Coroa Grande Eunice Maria da Silva, de 45 anos, tomou a primeira dose da vacina apenas no final de dezembro. “Eu estava insegura e com medo de tomar a vacina, mas a equipe me explicou a importância de estar protegida. Por muito tempo, eu não quis ser imunizada e não procurei nenhum posto de saúde também por morar longe. Agora vou esperar o tempo certo para tomar a segunda dose e completar a minha vacinação porque eu não quero adoecer”, disse Eunice. 

“Já percebemos um avanço significativo nas taxas de cobertura no que se refere ao esquema vacinal completo nessas nove cidades. É certo que a vacinação nessas populações e locais remotos trouxe grande impacto. A cobertura média das pessoas que haviam tomado as duas doses da vacina ou a dose única, nesses municípios, saiu de 46% para mais de 62%”, avalia a superintendente de Imunizações do Estado, Ana Catarina de Melo.

Antes do Vacina Mais Pernambuco, a cidade de Escada, por exemplo, apresentava uma cobertura de 48% da população completamente vacinada. Hoje este número alcança a marca de 73%, representando um aumento de 52%.

Em Joaquim Nabuco os percentuais do esquema vacinal completo saíram de 48,1% para 73,2% (aumento de 52%); em Catende, de 46,1% para 64,7% (aumento de 40,3%).

Já em São José da Coroa Grande, passou de 45,3% para 62,3% (aumento de 37,5%); em Gameleira de 45,2% para 62,7% (aumento de 38,7%); em Quipapá, de 49,8% para 63,3% (aumento de 27,1%); em Ribeirão, de 49,6% para 62,4% (aumento de 25,8%); em Água Preta de 46,2% para 56,9% (aumento de 23,1%); e São Benedito do Sul, de 38,6% para 46,6% (aumento de 20,7%).   Vacinação acontece em áreas de difícil acesso

Nos próximos 10 dias, as equipes continuarão com o trabalho de varredura vacinal, com visita casa a casa nos municípios da Mata Sul; em seguida, vão a cidades do Agreste e da Região Metropolitana.

Para elencar os municípios a receber profissionais, segundo o Governo do Estado, foram feitas análises dos sistemas de informações de vacinados e também mapeados os locais com situação epidemiológica de risco ou com maior número de indivíduos não vacinados. 

Fonte: Folha-PE

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.