Petróleo faz pausa à espera da próxima onda de sanções contra a Rússia

Clipping

Os preços do petróleo fecharam em leve queda nesta terça-feira (22), retomando o fôlego após uma série de altas, enquanto o mercado espera conhecer o novo pacote de sanções ocidentais contra a Rússia, anunciado para a quinta-feira (24).

barril de Brent do Mar do Norte para entrega em maio perdeu 0,12%, fechando a 115,48 dólares, depois de ter subido 18% nas três sessões anteriores.

Em Nova York, o barril de West Texas Intermediate (WTI), com prazo para abril, em seu último dia de cotação, recuou 0,32%, a 111,76 dólares.

“Os operadores esperam saber quais ações virão”, afirmou Edward Moya, analista da Oanda, a propósito da viagem à Europa do presidente americano, Joe Biden.

Aproveitando esta viagem, os ocidentais vão anunciar na quinta-feira “novas sanções contra Rússia e reforçar” as medidas já impostas, explicou nesta terça-feira o conselheiro americano de Segurança Nacional, Jake Sullivan.

Além disso, Biden vai anunciar “uma ação comum para reforçar a segurança energética de Europa” e reduzir sua dependência do gás russo, acrescentou Sullivan, em um momento em que os membros da União Europeia debatem há vários dias um possível embargo sobre o petróleo russo.

“Não acredito que a União Europeia chegue a um acordo para suspender todas as compras de petróleo russo”, comentou Andy Lipow, do gabinete Lipow Oil Associates.

“Ainda há países que são muito dependentes e não têm muitas alternativas para substituí-lo”, acrescentou o especialista.

Na terça-feira o grupo francês TotalEnergies anunciou o cessar das compras de petróleo ou de derivados petroleiros russos “no mais tardar no fim do ano”.

Por outro lado, “duas grandes economias, China e Índia, ainda compram petróleo russo e isso deveria pôr fim à disparada recente de preços”, avaliou o analista Edward Moya. 

Fonte: Folha-PE

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.