Recife inicia vacinação contra Covid-19 sem agendamento e aumentará em mais de 500% pontos de imunização

Clipping

A vacinação contra Covid-19 na capital pernambucana agora será por demanda espontânea, ou seja, sem a necessidade de agendamento, nas Unidades de Saúde da Família (USF). Nas Policlínicas e Unidades Básicas Tradicionais, a vacinação segue acontecendo por agendamento. A medida da Prefeitura do Recife é válida para as pessoas a partir de 12 anos e tem o objetivo de ampliar e facilitar o acesso da população aos imunizantes. Além disso, a Secretaria de Saúde municipal está ampliando, gradualmente, até o fim deste mês, os pontos de vacinação, saltando de 27 para 172 locais – um aumento de 537%.

Já a partir desta terça-feira (21), a rede de saúde ofertará 71 novos pontos de vacinação. As salas de vacina das USFs funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e a Secretaria de Saúde do Recife orienta que a população procure aquela mais próxima da sua residência. 

Por enquanto, devido à baixa quantidade de Pfizer pediátrica enviada pelo Ministério da Saúde, as crianças entre 5 e 11 anos precisarão continuar agendando a imunização em todos os locais. O Recife já aplicou mais de 4 milhões de vacinas anticovid, entre primeiras e segundas doses, além da primeira dose de reforço (terceira dose) e segunda dose adicional (quarta dose). Atualmente, a cidade tem 86,72% da sua população a partir de 12 anos com o esquema vacinal completo e 61,75% com ao menos um reforço. Já entre as crianças de 5 a 11 anos, 66,81% receberam pelo menos uma dose e 37,09% estão com o esquema completo. 

Podem receber a primeira dose de reforço (terceira dose) as pessoas a partir de 12 anos que tomaram a segunda dose há, pelo menos, quatro meses. Já aquelas com 50 anos ou mais, imunossuprimidas, com o Índice de Massa Corporal (IMC) igual ou maior a 40 e os trabalhadores da saúde que tomaram a primeira dose de reforço há, pelo menos, quatro meses, também podem receber a segunda dose adicional (quarta dose).
A vacinação sem agendamento se soma a outras estratégias previamente adotadas na capital para ampliar a cobertura vacinal contra a Covid-19 na cidade. Desde agosto de 2021, a Secretaria vem intensificando a vacinação com ações itinerantes, sem agendamento, de busca ativa nas comunidades, em creches e escolas. A PCR também ofertou a vacinação em cinco shoppings da cidade e promoveu ações de estímulo como o Carro da Vacina, o Caldinho da Vacina e o Parquinho da Vacina.

Fonte: DP

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.