Região Sudeste pode decidir eleições, avaliam analistas

Clipping

Os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) cumpriram agenda na região Sudeste nessa sexta-feira (21), logo antes do início da última semana de campanha para o 2° turno das eleições 2022.

O petista percorreu cidades de Minas Gerais, estado com o segundo maior colégio eleitoral do país. Bolsonaro, por sua vez, está em São Paulo, onde participou de entrevista com da CNN e do pool de veículos de imprensa.

Na visão de Josias de Souza, jornalista do UOL, essas eleições serão decididas, especialmente, em Minas Gerais. “Em 2018, Bolsonaro prevaleceu com muita folga no Sudeste. Agora, ele venceu no primeiro turno com uma vantagem magra em São Paulo e no Rio de Janeiro e perdeu em Minas Gerais”, ressaltou.

“Para o Bolsonaro, é vital que ele recupere suas posições na região Sudeste. Por isso estão se concentrando tanto nessa região, especialmente em Minas Gerais”, disse. Em sua avaliação, Lula “terceirizou o trabalho [de conquista de votos] em São Paulo para Geraldo Alckmin” e, para vencer no dia 30 de outubro, precisa “manter a dianteira [em MG] e, se possível, ampliar”.

Fernão Lara Mesquita, jornalista e ex-diretor do Estadão, pontuou que, em Minas Gerais, “há sempre um caráter duplo”, classificando como “dois estados que convivem dentro da mesma unidade geográfica”. “Tendo a achar que são as questões mais amplas que vão decidir a eleição”, disse.

Madeleine Lacsko, jornalista do UOL, por sua vez, destacou que “essa é uma eleição que será decidida por dois tipos de indecisos: o primeiro não sabe se vota Lula, Bolsonaro ou nulo. O outro não decidiu se sai de casa para votar”.

“Quem consegue manipular esses dois indecisos é a rejeição. Quem mais aumentar a rejeição do outro, ganha”, analisou.

Levando em consideração, por exemplo, São Paulo, o maior colégio eleitoral do país, o CEO da Atlas Intel, Andrei Roman, avaliou que o petista tende a diminuir parte da distância que o separa do atual chefe do Executivo no estado, indo contra o que almeja a campanha do presidente.

“Do ponto de vista político, é um bom discurso, porque empolga a base. Dá a impressão de uma candidatura em ascensão com o movimento de acúmulo de novos eleitores. A realidade estrutural é que pode acontecer o oposto, que a distância pode reduzir”, afirmou.

Fonte: CNN

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.