Risco de coinfecção reforça necessidade de se manter uso de máscara, distanciamento e higienização

Clipping

O avanço na vacinação e a consequente queda nos números de casos e mortes provocados pela Covid-19 permitiram uma flexibilização nas restrições adotadas para conter a transmissão.

Mas acontece que a vida normal ainda não voltou, e agora, com a circulação de mais um vírus – a variante Darwin do Influenza H3N2 -, acende-se o alerta sobre o risco decoinfecção, que ocorre quando uma só pessoa pegaas duas doenças ao mesmo tempo.

Por isso, continua sendo fundamental o cumprimento das medidas preventivas divulgadas desde o início da pandemia: o uso de máscara, o distanciamento social e a higienização das mãos.

Casos em Israel e no Brasil
O alerta veio, primeiro, de Israel. O país do Oriente Médio confirmou esta semana o registro de um caso de “flurona, acrônimo formado pelos nomes dos vírus (“Influenza” e “coronavírus”) que significa a infecção simultânea por gripe e Covid-19. A paciente é “uma jovem grávida”, que teve apenas sintomas leves.

No Brasil, os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará apresentaram registros de testes positivos para ambas as doenças.

Em entrevista à Agência O Globo, o médico geneticista Salmo Raskin, diretor do Laboratório Genetika, de Curitiba, explicou que casos de “flurona” são comuns tanto no Brasil quanto em outros países. Porém, há poucos dados epidemiológicos sobre isso porque, na pandemia, quando alguém apresenta resultado positivo para a Covid-19, em geral, não faz teste para o Influenza, impossibilitando o diagnóstico duplo.

“Sabemos que os dois vírus podem infectar, inclusive, a mesma célula. Mas, como ainda não temos estudos comparando coinfectados com aqueles que foram infectados com apenas um dos dois vírus, não podemos dizer se o prognóstico é melhor ou pior”, afirma.

Sintomas Covid-19 e gripe

Infecções parecidas
Embora muito parecidas, a Covid-19 e a gripe provocada pelo Influenza, em geral, se manifestam de formas um pouco diferentes. Na doença do coronavírus, os sintomas costumam se agravar a partir do quinto dia de infecção. Já no H3N2, o quadro se torna mais intenso logo nas primeiras 72 horas (veja no infográfico acima). Entretanto, como as infecções se confundem muito, não se deve deixar de fazer o teste.

Consultora de biossegurança da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), a médica Sylvia Lemos reforça a importância de manter os cuidados. “Eu tenho notado que muita gente não está mais usando o álcool em gel. Mas a gripe passa muito pela secreção e você tem que limpar as mãos. As pessoas também estão se abraçando quando se encontram. Mas, mesmo com a vacina, ninguém está totalmente impedido de ter a doença”, alerta.

Fonte: Folha-PE

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.