Russos atingiram 33 alvos civis, diz Ucrânia
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Tropas russas atingiram 33 alvos civis nas últimas 24 horas, de acordo com o Ministério do Interior da Ucrânia. Duas crianças morreram nos ataques, segundo o Ministério.
“Os russos dizem que não estão atacando alvos civis, mas 33 locais civis foram atingidos nas últimas 24 horas”, disse o ministro Vadym Denysenko, segundo a agência Interfax.
Pouco antes, o presidente Volodymyr Zelensky havia dito que os russos estão atacando alvos civis.
A Rússia invadiu o país vizinho em três frentes, terra, água e mar, na madrugada de quinta-feira (24). Entre as áreas tomadas pelas forças russas estão o aeroporto da capital da Ucrânia, Kiev, e a famosa usina de Chernobyl, onde houve um desastre nuclear em 1986.
Prédio residencial em Kiev atingido depois do começo da invasão da Ucrânia pela Rússia, em 25 de fevereiro de 2022 — Foto: Umit Bektas/Reuters
“Eles dizem que os civis não são um alvo, mas esta é outra mentira deles: na realidade, eles não fazem distinção entre as áreas em que operam. Esta noite começaram a bombardear bairros civis. Isto nos recorda [a ofensiva nazista de] 1941.”
Segundo o ministro da Saúde da Ucrânia, Oleh Lyashko, sabe-se que, até o momento, ao menos 137 pessoas morreram e outras 316 ficaram feridas na Ucrânia após os ataques russos.
Russos se aproximam de Kiev
Tropas russas começaram a se aproximar de Kiev, capital da Ucrânia, na madrugada desta sexta-feira (25). A informação teria sido obtida pelo secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, de acordo com a agência norte-americana AP.
A agência informou que o secretário teria tido uma conversa por telefone com congressistas, que confirmaram que forças da Rússia que entraram no país por Belarus estariam a cerca de 32 quilômetros de Kiev.
A cidade disparou um alarme de ataque aéreo depois de ter sido atingida por mísseis no começo da sexta-feira (25), segundo a TV ucraniana. O órgão equivalente à prefeitura pediu para que as pessoas procurem o abrigo mais próximo.