Sede é menor no inverno, mas necessidade de água no organismo é a mesma o ano todo
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Existe o mito que no frio podemos beber menos água, já que não temos perdas líquidas significativas com a transpiração e, normalmente, sentimos menos sede. Porém, essa prática não condiz com a realidade apontada pelos médicos.
O nefrologista Henrique Carrascossi explica que nosso corpo precisa da mesma quantidade de água seja qual for a estação do ano. Se no calor perdemos mais líquidos com a transpiração, no frio precisamos da água por ela ser fundamental para a circulação, responsável por manter a temperatura dos nossos órgãos constante.
“No inverno, a circulação dos grandes vasos se intensifica nos órgãos mais centrais, como coração e cérebro, para mantê-los em temperatura constante e protegidos. Mas, a circulação tem de manter a temperatura do corpo todo, então precisamos de mais líquido para poder circular melhor o sangue nos órgãos periféricos”, orienta Carrascossi.
Nos períodos mais frios a sensação de sede diminui, segundo o médico também por conta dessa intensificação da circulação nos órgãos centrais. “Por conta dessa circulação, nosso corpo entende que não precisamos de água, teoricamente”, diz ele.
Todavia, “sentir sede já é um sinal de que estamos desidratados”, alerta Luciana Osse, nutróloga do Hospital Nove de Julho. Por isso, o ideal é tomarmos pequenas quantidades de líquidos ao longo do dia.
Fonte: R7