Setor de serviços surpreende analistas e fecha 2021 com crescimento de 10,9%

Clipping

Responsável pela maior parte da formação do Produto Interno Bruto (PIB), o setor de serviços cresceu 10,9% em 2021, após ter recuado 7,8% em 2020. Essa foi a maior taxa anual desde o início da atual série histórica, em 2012, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com o resultado do ano passado, o setor voltou a ficar acima do nível em que se encontrava no período pré-pandemia, ou 6,6% acima do registrado em fevereiro de 2020.
Especialistas acreditam que ainda pode haver melhora em 2022, o que depende fundamentalmente de maior controle da pandemia de covid-19. Em dezembro, o setor cresceu 1,4% em comparação a novembro, no segundo mês seguido de alta. Boa parte do desempenho expressivo do ano passado é resultado da base fraca de comparação de 2020, quando a pandemia atingiu em cheio o setor.

 (Foto: pri-1102-recuperacao)
Foto: pri-1102-recuperacao

  “Nos primeiros meses de 2020, com a eclosão da pandemia, o setor de serviços foi duramente afetado pela necessidade de isolamento social e de fechamento dos estabelecimentos que prestavam serviços de caráter presencial”, explicou o gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo. “Por outro lado, a pandemia trouxe oportunidades de negócios para serviços voltados às empresas, como os de tecnologia da informação, transporte de cargas, armazenagem, logística de transporte e serviços financeiros auxiliares, que tiveram ganhos mais expressivos e compensaram as perdas dos serviços de caráter presencial”, contextualizou.
Lobo destacou que houve alta em todas as atividades no ano passado. “É a segunda vez na série que todas as atividades crescem simultaneamente. Dos 10 anos da série, o setor fechou positivo em cinco, e, nestes, apenas em 2012 e 2021 houve crescimento em todas as atividades.”
O setor, entretanto, ainda apresenta uma situação heterogênea. Os serviços prestados às famílias, por exemplo, apesar de terem crescido 18,2% no ano passado, ainda não recuperaram o nível pré-pandemia.
Cautela Segundo o economista e professor do Ibmec William Baghdassarian, embora seja uma boa notícia, porque mostra uma recuperação da economia, a expansão do setor no ano passado deve ser vista de forma prudente. “Esse crescimento deve ser contextualizado dentro desse ambiente de covid”, afirmou. “O que aconteceu em 2021 foi, simplesmente, a recuperação de algo que tinha parado em 2020. A gente, provavelmente, deve ter avançado um pouquinho com relação a 2019, mas é como se fosse um V: tinha 2019, caiu em 2020, voltou em 2021”, disse.
De acordo com Baghdassarian, o setor, provavelmente, deve crescer em 2022, ressaltando que a variante ômicron voltou a reduzir um pouco a atividade. “Isso deve ter um efeito na economia como um todo”, disse. Vale lembrar que a mediana das previsões do mercado para o crescimento do PIB, neste ano, é de 0,3%.

Para o conselheiro do Conselho Regional da Economia do Distrito Federal (Corecon-DF) César Bergo, o crescimento dos serviços em 2021 surpreendeu, em especial “naqueles ramos não muito tradicionais ligados a comunicação, transporte, logística, que cresceram bem acima da média”.
Bergo avalia que, a partir do segundo trimestre de 2022, setores que foram muito afetados pela pandemia vão mostrar melhora significativa. “Isso deve ocorrer à medida que haja um controle da doença — o que não está acontecendo neste momento, por isso, o primeiro trimestre vai ser ainda difícil”, observou. O avanço deve ocorrer, sobretudo, em atividades ligadas ao turismo, lazer e serviços à família — como academias de ginástica e escolas — e contribuir para uma “recuperação acima do que estava se esperando para este ano”.

Fonte: DP

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.