STTAR Petrolina promove “Dia D do Novembro Azul” com exames para filiados e dependentes
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Depois da campanha exitosa do Outubro Rosa no STTAR Saúde, neste mês é a vez dos homens redobrarem os cuidados com a saúde. No dia 30 de novembro, quarta-feira, será realizado o Dia D da campanha na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais de Petrolina.
Serão ofertadas ultrassonografias da próstata para os filiados e dependentes, no valor de R$ 55. Para fazer o exame é preciso ligar para agendar atendimento pelos telefones: 3861-1040 ou (87) 99652-0013. Vale salientar que as vagas são limitadas.
“O ultrassom faz o diagnóstico por imagem. Não é invasivo e também não causa nenhum tipo de dor. Por isso, essa é uma oportunidade única para os nossos filiados aderirem a nossa campanha e se cuidarem preventivamente”, explicou o diretor de Saúde do Trabalhador e Meio Ambiente do STTAR, Antônio Nilson.
“O sindicato faz questão de promover esse tipo de ação, que coloca em evidência a importância do autocuidado. Mas no caso dos homens, precisamos investir ainda mais na conscientização, para quebrar a barreira do preconceito que ainda está enraizado em muitos deles”, destacou a presidente do sindicato, Maria Joelma.
Sobre o Câncer de Próstata
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. Além disso, um homem morre a cada 38 minutos com essa doença.
Na fase inicial, esse tipo de câncer não apresenta sintomas, mas quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Entre os sintomas estão: dor óssea, dores ao urinar, vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina e/ou no sêmen.
A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista.
Assessoria da Comunicação STTAR Petrolina