Temperatura máxima está dois graus acima da média no Recife e Região Metropolitana

Clipping

A constatação popular de altas temperaturas nas últimas semanas é ratificada por especialistas: de fato, está mais quente. São quase dois graus acima do normal. A explicação técnica para a onda de calor que assola o Recife e a Região Metropolitana é, segundo a meteorologista da Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac) Zilurdes Lopes, a incidência de dois fenômenos climáticos chamados vórtice ciclônico de ar superior e crista. O primeiro atuou durante o mês de janeiro e o segundo vem aumentando as temperaturas no início de fevereiro.

Para quem vai cair na folia, a especialista explica que o calor deve ser amenizado pelas chuvas previstas para os próximos dias. “A partir desta quinta (8), há previsão de chuva para a região, que segue na sexta e sábado no Recife, RMR e Zona da Mata”, disse.

Vórtice ciclônico de ar superior e crista
Os dois fenômenos atuam de maneiras parecidas e há épocas em que agem de forma favorável para a formação das nuvens de chuva, mas isso não aconteceu este ano. “Os meses mais quentes historicamente na região são os do período entre novembro a março, quando a temperatura máxima média fica em torno dos 30ºC. A média de janeiro ficou quase dois graus acima do normal e a de fevereiro aproximadamente 1,5º C, em torno de 31,5 a 32º C”, explicou Zilurdes.

No primeiro mês do ano, a RMR ficou sob o centro do vórtice, que geralmente inibe as nuvens de chuva facilitadas pela parte oeste. Nestes primeiros dias de fevereiro, a crista, fenômeno que atua igual ao centro do vórtice, impede as chuvas e aumenta a sensação de calor. “A umidade alta e o pouco vento característicos das regiões litorâneas ainda aumentam a sensação de calor”, disse a meteorologista.

“As áreas que estão sob o centro do vórtice geralmente ficam sob subsidência, quando o movimento do ar vem de cima pra baixo. As nuvens de chuva ficam mais raras. O céu fica mais azul e com menos nuvens e a radiação entra mais facilmente, logo a temperatura aumenta”, detalhou.

Cuidados com a saúde
Para amenizar os danos à saúde causados pelas altas temperaturas, é fundamental manter o corpo hidratado com água, vitaminas, sucos naturais, e isotônicos. Isso pode evitar problemas como insolação, mal estar, tonturas e desmaios. A exposição ao sol em horários de maior incidência, entre 10h e 16h, deve ser evitada. O uso de protetor solar, óculos de sol, bonés e chapéus é recomendado por especialistas.

Quem vai acompanhar o desfile do Galo da Madrugada, por exemplo, deve se preocupar com a longa exposição ao sol. No sábado (10), o índice ultravioleta deve chegar a 13, considerado extremo segundo o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (Inpe). As temperaturas devem variar entre 24° C e 29° C. “É importante usar protetor solar, bonés e sombrinhas”, afirma o meteorologista da Apac, Fabiano Prestrelo.

No meio de uma aglomeração de pessoas como a do desfile do Galo, a sensação términa pode ultrapassar os 40° C. Para chegar a esse cálculo, Prestrelo explica que duas fórmulas são utilizadas: a primeira considera a temperatura e a umidade relativa. A segunda, a Wind Chill, calcula com base na temperatura e na velocidade do vento. Considerando a temperatura máxima já registrada num mês de fevereiro, que é a de 33°C, a maior umidade do ar aferida no mesmo período, de 92%, e a velocidade do vento, que, em média, é de 7,2 km/h na região, a sensação térmica chegaria a 44° C.

“A umidade relativa é algo que intensifica a sensação térmica. E o vento é algo que ameniza. Quanto maior a umidade, mais difícil é de haver a evaporação do suor, e é mais difícil de resfriar o corpo”, explica o meteorologista.

http://www.folhape.com.br/noticias/noticias/cotidiano/2018/02/07/NWS,58152,70,449,NOTICIAS,2190-TEMPERATURA-MAXIMA-MEDIA-ESTA-DOIS-GRAUS-ACIMA-MEDIA-HISTORICA-RECIFE-REGIAO-METROPOLITANA.aspx

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.