Pré-candidatos à Presidência disputam eleitores de Joaquim Barbosa
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Joaquim Barbosa anunciou, nesta terça-feira (8), que desistiu de disputar a Presidência na eleição de outubro. A decisão repercutiu entre os demais pré-candidatos que participaram de encontro com prefeitos de todo o Brasil em Niterói, no Rio de Janeiro. Entre elogios e lamentos, os presidenciáveis mostraram que irão buscar o espólio do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).
Geraldo Alckmin
O pré-candidato à Presidência do PSDB, Geraldo Alckmin, classificou a decisão de Barbosa como “uma perda”. O ex-governador, que é aliado do PSB em São Paulo, sinalizou para a possibilidade de que o ex-ministro possa colaborar em seu governo, citando especificamente projetos ligados a área de gestão pública.
“Nós precisamos de novas lideranças, de maior participação. Eu gosto do Joaquim [Barbosa]. É um homem preparado, com serviço prestado ao Brasil. Mas é uma decisão dele, nem sei se é definitiva. Todavia, se não for desta forma, prestará serviço ao Brasil de outra maneira. Tenho total respeito”, declarou o tucano.
Alckmin desconversou sobre uma possível aliança com o PSB. A sigla que abrigou Joaquim Barbosa descartou quaisquer tipos de parcerias em âmbito nacional com o PSDB. Segundo o líder do partido, Júlio Delgado, o PSB não se aliará com legendas de centro.
“Vamos esperar para ver o que o PSB vai fazer. Tem dois ansiosos na vida: jornalistas e os candidatos”, disse Alckmin, desviando do assunto.
Marina Silva
No mesmo encontro, a pré-candidata da Rede Sustentabilidade, Marina Silva, também lamentou a decisão do ex-ministro Barbosa. “Já estamos fazendo algumas coligações. São programáticas, não pragmáticas. Vamos continuar aprofundando o diálogo. Temos espaço de diálogo com os partidos que caminharam juntos em 2014. O PSB vai fazer suas próprias avaliações”, afirmou.
Segundo fonte ligada ao partido, as chances de PSB e Rede se reunirem – Marina compôs chapa com Eduardo Campos em 2014 – são “boas”. “Já encetamos conversas. Ter Joaquim Barbosa e o PSB ao nosso lado, mais uma vez, seria ótimo”, comentou. No entanto, fez a ressalva de que as negociações seriam travadas por Delgado, que quer, a princípio, aliança com o PDT de Ciro Gomes.