Julho amarelo é o mês de conscientização de hepatites virais

Clipping

A hepatite, grave inflamação do fígado, acomete um número cada vez maior de brasileiros. Para conscientizar a população sobre esta enfermidade e evitar sua disseminação, neste mês acontece o “Julho Amarelo”. Amarelo porque é a cor que geralmente o infectado fica quando a doença se manifesta.

A doença, que pode ser causada por vírus, alguns remédios, álcool, drogas e doenças autoimunes, metabólicas e genéticas, infelizmente, é mais comum do que se imagina no Brasil. Esses vírus atacam o fígado, um dos maiores órgãos do corpo humano, responsável por 500 funções fundamentais.

O diagnóstico precoce é determinante para evitar a transmissão ou a evolução da doença e suas consequências. De acordo com a Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite (ABPH), “muitas pessoas só percebem que estão doentes quando a doença já está em estágio avançado, com ocorrências avançadas de cirrose ou câncer de fígado”, alerta o site da instituição.

As hepatites virais mais corriqueiras são as causadas pelos vírus A, B e C, mas existem ainda os vírus D e E, este último mais frequente na África e na Ásia. Muitas pessoas são portadoras dos vírus B ou C e não sabem, correndo, assim, o risco de a doença se tornar mais grave, como cirrose ou até câncer. É por essa razão que consultar um médico com frequência é importante.

Veja abaixo os grupos de hepatites virais

  • A hepatite do tipo A acomete, em maior escala, as crianças, e ocorre maneira branda e sem sintomas. A transmissão ocorre por meio de água e alimentos contaminados.
  • A hepatite B é o tipo mais comum. O contágio ocorre pela relação sexual sem preservativos ou pelo sangue e por meio do compartilhamento de agulhas, por exemplo.
  • Transmitida de forma semelhante ao tipo B, ainda não há vacinas para a patologia C.
  • Já a hepatite D, também chamada de hepatite Delta, depende da presença do vírus da hepatite B para replicar e causar a doença. Caso não seja tratado, poderá resultar em hepatite fulminante, que é uma inflamação grave no fígado que pode provocar a morte da pessoa.
  • A hepatite E é transmitida através da ingestão de água ou alimentos contaminados ou contato com fezes e urina de pessoas contaminadas com o vírus. A hepatite F é considerada um subgrupo da hepatite C. Esse tipo de hepatite foi verificado em macacos em laboratório, mas não há relato de pessoas infectadas com esse vírus.
  • O vírus da hepatite G, frequentemente, encontra-se em indivíduos diagnosticados com hepatite B, hepatite C ou HIV. Esse vírus pode ser transmitido através de relações sem preservativo, transfusão sanguínea ou da mãe para o filho através do parto normal.

A equipe de hepatologistas do IMIP indica medidas simples que previnem a infecção

  • Usar preservativos;
  • Exigir materiais descartáveis e esterilizados em estúdios de tatuagem, salões com manicures e pedicures;
  • Não compartilhar agulhas e seringas;
  • Manter exames de rotina em dia;
  • Consultar um médico com frequência.
Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.