Tailândia: cai nível de oxigênio em caverna onde meninos estão presos
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
O nível de oxigênio na caverna inundada onde estão presos 12 meninos tailandeses e seu técnico de futebol caiu para 15%, afirmou nesta sexta-feira (6) o chefe da Marinha no país, Aphakorn Yoo-kongkaew. As informações são da rede de notícias CNN. O baixo índice aumenta a preocupação com a saúde do grupo, já que oferece altos riscos de hipóxia — estado de baixo teor de oxigênio em tecidos orgânicos que pode causar a morte ou graves danos cerebrais — para os adolescentes.
As autoridades na Tailândia inicialmente pensavam que poderiam manter o grupo de adolescentes dentro da gruta por meses até que a temporada das cheias passasse. Mas a morte de um mergulhador da Marinha nesta sexta-feira acabou por evidenciar os riscos para equipes de resgate que tentam encontrar uma maneira de salvar o grupo que está há 13 dias debaixo da terra.
Samarn Poonan, de 38 anos, morreu devido à falta de ar enquanto tentava retornar ao centro de comando da operação, a dois quilômetros do local onde se encontra abrigado o time de futebol.
“Não podemos mais esperar que todas as condições se ajeitem por causa dessa situação opressora”, declarou Yoo-kongkaew a jornalistas.
“Originalmente, pensamos que os garotos poderiam ficar seguros dentro da caverna por um bom tempo, mas as circunstâncias mudaram”, completou chefe da Marinha. Segundo a CNN, o oficial não disse quanto tempo eles poderiam sobreviver com a atual qualidade do ar, mas ponderou que bombear oxigênio para dentro da gruta é agora prioridade máxima.
https://noticias.r7.com/internacional/tailandia-cai-nivel-de-oxigenio-em-caverna-onde-meninos-estao-presos-06072018