Menino brasileiro vai até Nova York para pedir que o português se torne língua oficial da ONU

Clipping

Organização das Nações Unidas (ONU) recebeu, nesta quinta-feira (12), em Nova York, a visita de um brasileiro de apenas oito anos, mas com grandes planos. Vestindo terno e gravata, o pequeno João Paulo Guerra Bezerra, que tem dois livros publicados, dá palestras pelo Brasil e já ganhou um prêmio da Nasa, entregou à secretária geral da ONU para a Juventude uma carta pedindo a inclusão do português entre as línguas oficiais das Nações Unidas.

“Falei sobre ciências, tecnologia, inovação, sobre proteger o planeta, reciclar as coisas e ensinar o que sabemos, ter respeito pelas pessoas e ser feliz”, explicou ele após a visita.

“Não importa a sua idade o importante é você começar a transformar seus sonhos em realidade.” – João Paulo Guerra

Línguas oficiais

Atualmente, a ONU tem seis línguas oficiais:

  • árabe
  • chinês
  • espanhol
  • francês
  • inglês
  • russo

As cinco últimas são línguas oficiais desde a fundação da ONU, em 1946 – o árabe foi incluído em 1973. Todas elas também são “línguas de trabalho” da entidades e dos demais organismos ligados a ela. Isso quer dizer que todos os milhares de documentos estão disponíveis em todas essas línguas.

Com 223 milhões de falantes em 15 países (como língua nativa, língua oficial ou língua estrangeira), segundo dados da publicação “Ethnologue: Languages of the World” (“Línguas do Mundo”, em inglês), o português fica à frente do russo e do francês, com 154 milhões e 76,8 milhões de falantes, respectivamente.

A proposta de João é que o português também entre nessa lista. Para isso, ele escreveu uma carta de próprio punho endereçada a António Guterres, o secretário geral da ONU.

“Eu tenho um pedido especial para o senhor”, escreveu o garoto. “Por favor, inclua o idioma português como língua oficial da ONU, vai nos tornar mais fortes para defender as nossas ideias e projetos para deixar o mundo um lugar melhor para todos.”

Carta do menino brasileiro João Paulo Guerra Bezerra, de oito anos, pedindo a António Guterres que inclua o português na lista de línguas oficiais da ONU (Foto: Divulgação/Fernanda Calfat)Carta do menino brasileiro João Paulo Guerra Bezerra, de oito anos, pedindo a António Guterres que inclua o português na lista de línguas oficiais da ONU (Foto: Divulgação/Fernanda Calfat)

Carta do menino brasileiro João Paulo Guerra Bezerra, de oito anos, pedindo a António Guterres que inclua o português na lista de línguas oficiais da ONU (Foto: Divulgação/Fernanda Calfat)

Secretaria para a Juventude

Nesta quinta-feira, a carta foi entregue oficialmente durante um encontro de João com Jayathma Wickramanayake, secretária geral da ONU para a Juventude.

Em retribuição, o garoto recebeu um pin de 17 cortes, que representam a Agenda 2030 pelo desenvolvimento sustentável.

“A Agenda 2030 tem 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que são claramente evidenciados pelas ideais e atitudes do João Paulo”, afirmou Jayathma, segundo comunicado da equipe de João. A secretária prometeu encaminhar a carta a Guterres.

“Mesmo com 8 anos João Paulo consegue transmitir de maneira simples e lúdica que esses objetivos são possíveis para os jovens do Brasil e do mundo”, continuou ela. Neste ano João Paulo participa mais uma vez da Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que acontece em agosto.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.