Jovens pernambucanos são premiados por app que conecta costureiras a clientes
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
A startup Seam, criada por cinco jovens pernambucanos estudantes do ETE Porto Digital, no Bairro do Recife, foi a grande vencedora do programa nacional JA Startup. Os alunos idealizaram um aplicativo que conecta costureiras de Pernambuco aos seus clientes, com opções de pagamento via boleto ou cartão de crédito.
No aplicativo, os clientes colocariam o tipo de serviço desejado, o local onde moram e o prazo para finalização do produto. O appindicará as costureiras mais próximas e que se adequam às exigências do cliente. Ao contactar a costureira, o usuário poderia contratar o serviço e seria agendada uma visita da costureira na residência do cliente. Após ter o conserto realizado, o cliente avalia o serviço e faz o pagamento via app. Por enquanto, só existe o protótipo do app.
A equipe já havia vencido a etapa estadual do JA Startup e foram concorrer com outras três equipes a nível nacional. “Muita gente estava apostando na gente, principalmente da escola. Ficamos nervosos na apresentação, foi difícil pra todo mundo. A gente ficou muito surpreso e feliz”, contou Laís Kalliny Firmino Souza, de 14 anos, integrante da startup Seam.
A ideia de envolver as costureiras surgiu de Laís, cuja mãe é costureira informal e sempre recebe pedidos de consertos e indicações. “Como percebi que as pessoas procuravam e tinham essa dificuldade, vi o app como uma solução“, explicou Laís.
Durante todo o planejamento do aplicativo, os jovens receberam apoio de mentores, que ajudaram a amadurecer as ideias e a desenvolver melhor. “A gente ficou muito feliz, não necessariamente por ganhar, mas por saber que a nossa ideia é boa e é válida”, afirmou Laís.
O JA Startup é uma parceria entre Gerdau, Junior Achievement e Startse e consiste num programa de educação em empreendedorismo para que alunos do ensino médio conheçam e pratiquem conceitos e ferramentas para criar e desenvolver startups.
Além de uma tutoria com especialistas da Gerdau e do Startse, os vencedores foram premiados com uma viagem para a 2ª edição da Silicon Valley Conference, em São Paulo, em 29 de setembro. O evento é um dos maiores no Brasil no setor de inovação, trazendo ensinamentos e descobertas do Vale do Silício, na Califórnia (EUA), com especialistas em tecnologia e inovação.