Transporte público coletivo registra queda de passageiros de quase 10% no Brasil

Clipping

A demanda de usuários pelo serviço de transporte público coletivo urbano registrou queda pelo quarto ano seguido: 9,5% menos passageiros em 2017 com relação ao ano anterior. O valor equivale a 3,6 milhões de pessoas a menos usando ônibus, trens e metrôs em todo o País segundo dados do anuário da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU). Em Pernambuco, a queda no período chegou aos 6%, mas o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros no Estado de Pernambuco (Urbana-PE) espera que o declínio siga diminuindo. Os dados foram divulgados durante o Seminário Nacional da NTU 2018, que acontece em São Paulo.

Esses usuários migraram para o deslocamento a pé, de moto, de bicicleta, e parte disso se deve mesmo à crise econômica.Mas, para trazer esse passageiro de volta, temos que melhorar o nível do serviço”,  afirma o presidente da Urbana-PE, Fernando Bandeira, pressente ao evento. Nesse sentido, a “grande jogada” para o setor é atrair a classe média de volta ao transporte público coletivo de passageiros. “Para isso, é preciso melhorar a qualidade do serviço, a segurança (o índice de assaltos a ônibus caíram 50% no primeiro semestre de 2018 em relação a 2017) e o nível de emprego no País”.

De acordo com os dados apresentados pela NTU, o número de passageiros pagantes caiu mais de 35% em pouco mais de 20 anos, o que ajudaria a justificar o aumento das tarifas, uma vez que há menos usuários rateando os custos da operação.

Números oficiais

“A gratuidade na Região Metropolitana do Recife (RMR) chega a 30% das passagens, contando com os estudantes; sem eles, são 22%”, diz o presidente da Urbana-PE. A média local está acima da nacional, que passou a 20,9% do total de usuários: significa, segundo a NTU, que um em cada cinco passageiros viaja gratuitamente.

Em Pernambuco hoje têm direito à gratuidade os policiais miliares, carteiros (no exercício da função), idosos, deficientes, entre outros. Os custos são arcados pela passagem dos usuários pagantes. “Com relação aos estudantes das redes públicas estadual e municipal (do Recife), os governos (estadual e municipal) custeiam parte das passagens, o percentual que seria pago pelos alunos, mas os outros 50% continuam sendo custeados pelo sistema”, relembra Bandeira.

O presidente da Urbana-PE defende que, mesmo não havendo uma redução no número de gratuidades, é necessária a fiscalização desses benefícios e cita o “pente-fino” recentemente feito nos passes-livres concedidos aos deficientes físicos, com atuação de uma junta médica: das cerca de 90 mil gratuidades, só 35 mil permaneceram após avaliação.

Debate com representantes dos presidenciáveis

NTU divulgou uma carta propositiva às candidaturas eleitorais de 2018 acerca do transporte público da mobilidade urbana no País, seguindo um viés sustentável e que encaminhe o setor para mudanças estruturais de longo prazo.

Seminário NTU 2018Seminário NTU 2018 – Foto: Tatiana Notaro/Folha de Pernambuco

A programação abriu espaço para que representantes de presidenciáveis pudessem explanar o que suas candidaturas preveem para o assunto: o representante do ex-presidente Lula (PT), Jilmar Tatto; da ex-deputada estadual pelo Rio Grande do Sul, Manuela D’Ávila (PCdoB), Wagner Fajardo; do ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, Jurandir Fernandes; e do ex-mininstro da Fazenda Henrique Meirelles, Tarcísio Gomes de Freitas.

As discussões seguiram o que a carta da NTU, previamente enviada aos partidos, já propunha: melhoria na qualidade (entre as propostas, o programa emergencial de qualificação, priorizando o transporte público nas cidades, e meta de implantação de 10 mil km de corredores e faixas exclusivas em 111 cidades brasileiras com mais de 250 mil habitantes, cujo orçamento já previsto seria de R$ 3 bilhões), a transparência (que demanda que as informações sobre oferta, demanda, receitas e custos do transporte público estejam disponíveis, recuperando a confiança da sociedade no sistema) e preços acessíveis (com objetivo de que até 50% dos custos totais com o serviço não venham do pagamento das passagens, mas de “receitas extratarifárias”, o que traria de volta ao transporte público pelo menos 20% dos passageiros que abandonaram o serviço).

 

*A repórter viajou a convite da Urbana-PE.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.