Viagens domésticas podem chegar a cerca de 3 milhões no feriado
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
A previsão do Ministério do Turismo (MTur) para o feriado prolongado de 12 de outubro é de que sejam feitas 3,24 milhões de viagens domésticas, com impacto econômico de R$ 6,7 bilhões nos destinos visitados.
Além de homenagear a padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, nesta sexta-feira também é celebrado no país o Dia da Criança. O feriado pode ser prolongado até segunda-feira (15), com a comemoração do Dia do Professor. Segundo o Ministério do Turismo, os destinos mais procurados são Porto Seguro (BA), Natal (RN), Fortaleza (CE) e Balneário Camboriú (SC).
Os aeroportos da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) com voos comerciais regulares devem registrar aumentos de 2% na movimentação de passageiros e de 6% na circulação de aeronaves durante o feriado. De acordo com estimativa da empresa, entre os dias 11 e 15 de outubro, 47 aeroportos da empresa devem receber 1,07 milhão de viajantes, considerando embarques e desembarques, e um total de 9,2 mil voos, entre pousos e decolagens. Os números, no mesmo período no ano passado, foram de 1,05 milhão de passageiros e 8,7 mil voos, levando em conta a movimentação entre quinta e segunda-feira.
O dia de Nossa Senhora Aparecida é o quarto feriado prolongado do ano, depois do Dia do Trabalho, Corpus Christi – segundo com maior faturamento e viagens –, e o 7 de Setembro. A estimativa do MTur é de que os sete feriados prolongados de 2018 resultem em 13,9 milhões de viagens e injetem R$ 28,84 bilhões na economia. O cálculo não inclui a Semana Santa e nem o Carnaval, por já serem prolongados.
Até o final de 2018, mais três feriados prolongados (Finados, Proclamação da República e Natal) devem estimular a realização de viagens internas, segundo o ministério.
Guia para viagens
A Infraero disponibilizou um guia com orientações sobre viagens, dicas sobre direitos e responsabilidades do passageiro e da companhia área, que pode ser consultado na internet.
O material também informa sobre o funcionamento do setor aéreo e tira dúvidas sobre bagagens, transporte de animais e produtos de origem animal e vegetal trazidos do exterior, entre outros.