Relatório aponta aumento da desigualdade entre imigrantes no mercado de trabalho

Clipping

Relatório sobre a inserção dos imigrantes no mercado de trabalho brasileiro apresentado nesta segunda-feira (11) pelo Ministério da Justiça mostra aumento na desigualdade entre os nacionais oriundos de países da América Latina e da África em comparação a imigrantes do norte global.

Em 2018, os imigrantes de cor preta representavam 0,4% dos cargos de direção e gerência, conforme o relatório. Já os brancos eram 16,8%.

O relatório aponta que imigrantes de cor preta estão concentrados (61,6%) na categoria de trabalho de produção, bens e serviços industriais, que exige menos qualificação.

“Dos que ganham mais de 10 salários mínimos, 26% eram brancos e apenas 0,6% de cor preta. A gente pode ver aí a diferença”, afirmou Leonardo Cavalcanti, coordenador do Observatório de Migrações.

Durante a sua exposição, ele apontou diferenças no nível de formação dos imigrantes. Segundo o documento, imigrantes com nível superior são, predominantemente, da América do Norte e da Europa, enquanto africanos e latino-americanos têm, em sua maioria, o ensino fundamental completo.

“Vemos uma diferença de formação que vai ter impacto no mercado de trabalho, na forma de inserção e nos salários”, disse Cavalcanti.

O documento aponta que o perfil do imigrante está mudando no Brasil, com uma maior participação de nacionais oriundos de países latino-americanos em detrimento de europeus. Em 2010, imigrantes de cor parda e preta, somados, representavam 13,9% do imigrantes no mercado de trabalho. Em 2018, ele eram 54,4%.

“Está se observando que ao longo dessa década está mudando a composição [de imigrantes], mas também está aumentando a desigualdade entre os imigrantes e aí é preciso pensar em políticas públicas para corrigir um pouco desse escopo de desigualdade”, afirmou Cavalcanti.

Pedidos de refúgio

As solicitações de refúgio no segundo quadrimestre de 2019 caíram 18,7% em relação ao segundo quadrimestre de 2018. A queda se dá em razão da redução no número de pedidos de refúgio de venezuelanos, que agora buscam solicitações de residência no país, segundo o relatório.

Na contramão dos venezuelanos, os pedidos de refúgio dos haitianos subiram no segundo quadrimestres em comparação ao primeiro. Foram 2.276 no primeiro, contra 5.798 no segundo quadrimestre.

Roraima é quem mais recebe as solicitações de refúgio no país. 81% dos pedidos registrados no 2º quadrimestre de 2019 estão no estado. Na sequência aparecem São Paulo (9,4%) e Mato Grosso do Sul (4,7%).

O relatório destaca o aumento no número de carteiras de trabalho emitidas para haitianos que solicitaram refúgio no Brasil. As emissões passaram de 18,7% no primeiro quadrimestre de 2019 para 29,5% do total de emissões no segundo quadrimestre. Venezuelanos reduziram sua participação no total de 65,8% para 58,8%.

De acordo com o relatório, desde o início de 2018 foram emitidas 133 mil carteiras de trabalho a solicitantes de refúgio, a maioria (66,3%) para imigrantes oriundos da América do Sul.

O relatório também aponta para um crescimento na criação de postos de trabalho em 2019, com saldo de 4,7 mil vagas.

Conforme o levantamento, as vagas estão concentradas em duas categorias: trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados (32,2%) e trabalhadores da produção de bens e serviços industriais (65,4%).

São Paulo (7,2 mil) e Santa Catarina (5,2 mil) são os Estados que mais contrataram.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.