Gonzaga Patriota comenta sobre PIB e projetos hídricos para Pernambuco
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) usou a tribuna na tarde desta terça-feira (10) para destacar as ações do Governo do Estado de Pernambuco. O parlamentar voltou a falar sobre recursos para projetos hídricos do Estado e o bom resultado do PIB pernambucano que superou o nacional em 2017.
“A crise é grande, mas o estado de Pernambuco, administrado por um técnico e político cuidadoso, Paulo Câmara, conseguiu aumentar as riquezas produzidas no Estado”, disse.
Patriota ainda fez um apelo para que membros da Comissão de Orçamento liberem recursos para concluir os projetos hídricos de Pernambuco. “É importante a gente ir buscar, correr atrás de recursos. Hoje tivemos uma reunião e faço um apelo aos membros da Comissão de Orçamento, Marcelo Castro, Domingos Neto, Claudio Cajado, nós precisamos colocar no Ministério do Desenvolvimento Regional, em parceria com o Governo do Estado, esses R$ 60 milhões para atender as necessidades da região sertaneja”, comentou.
Comemorando os 20 anos de divulgação ininterrupta de contas regionais, a Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (Condepe /Fidem) divulgou os números consolidados do Produto Interno Bruto (PIB) de 2017. O material, elaborado em parceria com os órgãos estaduais de Estatística, Secretarias Estaduais de Governo, Superintendência da Zona Franca de Manaus – SUFRAMA e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apresenta dados relacionados ao Estado, Nordeste, Brasil e comparativos com demais unidades federativas em períodos variados como 2002 e 2010, por exemplo.
Em Pernambuco, no período, a taxa de crescimento foi de 2,1% se comparado com 2016, o que colocou o estado em 17º no ranking do PIB per capita entre os demais. No ano, a soma total das riquezas produzidas em Pernambuco em valores correntes foi de R$ 181,5 bilhões. Estes números foram puxados pela agricultura (9,8%) e pela indústria da transformação (7,9%).