Comércio e shoppings ainda sem definição de funcionamento

Clipping

Com a pandemia do vírus transmissor da doença Covid-19, que afeta o planeta, a determinação de muitos países é que as pessoas evitem sair de casa para tentar reduzir a proliferação do coronavírus. Muitos escritórios, escolas, IFs e universidades públicas e particulares já estão seguindo as determinações de Estados e municípios de evitar aglomerações. Funcionários estão trabalhando em casa e aulas foram canceladas.

Com isso, a quantidade de pessoas nas ruas vem caindo dia após dia pelo aumento de casos registrados no Estado. Setores da economia já sofrem com a redução no fluxo de clientes, como os shoppings e o comércio de rua. Durante esta semana, ainda deve haver alguma definição sobre o funcionamento desses locais. 

Segundo o presidente da Associação de Lojistas dos Shoppings de Pernambuco (Aloshop), Ricardo Galdino ainda não há nenhuma determinação sobre o funcionamento dos shoppings. “A gente vai ter uma reunião amanhã para que seja tomada alguma decisão. Mas até o momento não há nada definido”, esclarece. Ainda de acordo com ele, o movimento nos shoppings da Região Metropolitana estão em menor quantidade, o que ele afirma ser um movimento natural. “As pessoas estão ouvindo as orientações da imprensa e dos órgãos Federais, então é natural esse movimento defensivo. Estados Unidos, França estão fazendo isso, então no Brasil não seria diferente. É questão de bom senso”, declara.

Leia também:
Novo coronavírus muda sistema de negócios no comércio exterior
Lojistas pedem isenções de shoppings para conter prejuízo com o coronavírus

No comércio de rua o fluxo de pessoas também vem caindo, mas segundo o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Pernambuco (CDL), Cid Lôbo, ainda nada muito expressivo. “Durante os últimos dias houve uma redução no número de pessoas, o que é natural diante da pandemia”, conta. Lôbo ainda detalha que ainda não há nenhuma determinação a respeito do funcionamento do comércio. “Estamos nos reunindo com as entidades, como as federações e CDLs para dar uma resposta oficial”, acrescenta.

Depois da declaração da OMS (Organização Mundial da Saúde) sobre a pandemia de coronavírus, a ALSHOP (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping) e a ABRASCE (Associação Brasileira de Shoppings Centers) estiveram reunidas para estudar formas de reduzir o impacto negativo sobre o varejo e sobre a economia como um todo. As entidades irão se reunir, nos próximos dias, com representantes do Governo Federal para discutir a flexibilização na cobrança de impostos sobre comércio e serviços.

Supermercados
Ainda ontem, a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) divulgou nota a respeito do abastecimento nas lojas. “A entidade tem monitorado as lojas do país e no momento, não foi identificado nenhum problema de desabastecimento, mas sim, de reposição, devido ao maior número de clientes em algumas lojas, no final de semana”, diz a nota que afirma não haver risco de falta de alimentos nas lojas e que o setor opera com normalidade.

Fonte: Folha-PE

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.